GM e Volks vão suspender produção de carros no Vale e dar férias coletivas

(Foto: Reprodução)                    GM e Volks      GM e Volks

Grandes montadores de veículos iniciaram nesta semana a suspensão na produção de carros no Estado de São Paulo. São a General Motors (GM), Hyundai e Stellantis (dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën), além da Volkswagen, em Taubaté.

Nesta segunda-feira (20), a Hyundai suspendeu o setor de produção de concedeu férias coletivas de três semanas para os trabalhadores dos três turnos da unidade que produz os modelos HB20 e Creta em Piracicaba, interior de São Paulo.

A General Motors também vai suspender a produção da pick-up S-10 e SUV- TrailBlazer, na planta de São José dos Campos, entre 27 e 13 de abril, atingindo cerca de 80% de área de produção.

Volkswagen

A montadora também confirmou que dará férias coletivas a dois mil trabalhadores na fábrica de Taubaté (SP). Serão 10 dias, que começam na próxima segunda-feira (27). De acordo com a fabricante, a medida tem como objetivo a manutenção da linha de produção da unidade e ainda a instabilidade na cadeira de fornecimento de componentes, como por exemplo os semicondutores.

Depois de paradas forçadas de dois anos pela falta de componentes, principalmente de chips semicondutores, algumas montadoras então voltam a diminuir a produção, mas também por falta de consumidores. A desaceleração da atividade econômica, inflação alta e juros elevados estão frustrando as expectativas do setor e levando empresas a ajustarem os planos de produção.