Funcionário da Ambev de Jacareí morre por complicações da Covid-19; 150 trabalhadores já testaram positivo

Funcionário da Ambev de Jacareí morre por complicações da Covid-19; 150 trabalhadores já testaram positivo
(Foto: Divulgação)

Um funcionário ativo da Ambev foi mais uma vítima da Covid-19 em Jacareí. Ele estava internado em estado grave e faleceu na última terça-feira (29). Além dele, segundo Joaquim Aristeu, membro da diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de São José dos Campos e região (STIA), outros 150 trabalhadores já testaram positivo desde o início da pandemia. Dentre eles, alguns se encontram afastados ou internados por causa de complicações.

• Leia mais notícias da região clicando aqui 

De acordo com Aristeu, mesmo com todos os protocolos sanitários sendo seguidos, a situação se agravou nas últimas semanas. Apenas no mês de maio foram 34 registros. O Sindicato e a empresa estão em negociação, por meio do Ministério Público do Trabalho (MPT), para que medidas mais rígidas sejam tomadas na indústria, como testagem em massa, suspensão da produção por 15 dias e outras solicitações. (ouça a reportagem ao final do texto)   

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação informou que ainda não obteve retorno da Ambev sobre as reivindicações enviadas. Dependendo da tratativa e se não houver resposta, não se descarta a possibilidade de greve. 

O que disse a empresa

Por nota, a Ambev lamentou o falecimento do colaborador e informou que está dando todo o apoio necessário a aos familiares. A empresa ainda completou que desde o início da pandemia são adotados os mais rígidos protocolos de saúde e segurança nas operações, com a distribuição de máscaras N95 para todos os funcionários da fábrica de Jacareí, acompanhamento diário da saúde dos colaboradores e monitoramento constante, afastando de imediato qualquer caso suspeito e encaminhando para testagem, medição de temperatura de 100% das pessoas que entram na fábrica, higienização constante em todos os ambientes, medidas de distanciamento social, dentre outras.

Os funcionários pertencentes a grupos de risco também foram afastados, de acordo com recomendação do Ministério Público do Trabalho, até que sejam imunizados. A companhia ainda acrescentou que desenvolveu o MPI (Mapeamento Preventivo de Interações), que é um aplicativo de celular que permite o rastreamento do contato dos funcionários e permite identificar potenciais casos de contágio. A Ambev salientou que realizará a testagem de todo o time de trabalhadores da unidade, como forma de reforçar a segurança de todas as pessoas que trabalham no local.

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo: