Festas de fim de ano são responsáveis pelo ganho de pelo menos 2 Kg; saiba como evitar

Especialista em emagrecimento falou em entrevista à CBN Vale como evitar o ganho de peso neste fim de ano.

ceia de natal
(Foto: Deposit Photos)

A Ceia de Natal é um dos momentos mais esperados da noite de celebração com a família. Uma mesa recheada de gostosuras, como arroz natalino, farofas, carnes e sobremesas fazem parte da culinária tradicional para a data.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Mas, uma pesquisa publicada pelo New England Journal of Medicine apontou que, em média, as pessoas costumam engordar cerca de 2kg entre o Natal e o Ano Novo. O mesmo levantamento, realizado com 2.924 voluntários, mostra que perdemos em média 1,5 kg ao longo do ano. Ou seja, ao menos 500g são acumuladas anualmente.

A especialista em saúde e emagrecimento, Tati Godoi, contou em entrevista à CBN Vale, as principais dicas para evitar ganhar peso com as festas de fim de ano. A especialista disse que não é necessário deixar de comer, mas sim prestar atenção em como estamos comendo. É preciso comer com equilíbrio e consciência para não ganhar peso.

Tati Godoi explicou ainda que é impossível ganhar um quilo em apenas uma noite, mas o ganho de peso neste período acontece devido ao pensamento de comilança excessiva durante o jantar e o almoço de Natal.

Para a especialista, uma ótima dica é fazer um bom prato de salada e optar por comer mais proteínas, com isso, a pessoa terá menos espaço para os doces e os carboidratos mais refinados, prevenindo o ganho de peso.

Tati Godoi falou também que a mudança tem que vir do comportamento familiar. Como por exemplo, fazer no máximo duas opções de doce para a Ceia de Natal, para não acabar exagerando na hora de comer a sobremesa, que possui mais açúcar e consequentemente acaba ajudando no ganho dos quilinhos a mais.

Como evitar esses quilos a mais?

Confira dicas da especialista em saúde e emagrecimento Tati Godoi.

  • Primeiro, é preciso desintoxicar seu organismo. Priorizar alimentos naturais e fugir dos processados e ultraprocessados.
  • A segunda dica é diminuir a quantidade de carboidrato ingerido, optando sempre pelos carboidratos mais complexos de legumes, verduras e grãos.
  • Uma terceira dica importante é olhar o equilíbrio dos macronutrientes. Não basta cortar carboidrato e comer pouca proteína e gordura. O equilíbrio é tudo no processo de emagrecimento.
  • Por fim, é importante lembrar que para emagrecer é preciso organizar os pilares: alimentação, treino, descanso e mente.

Ouça a matéria de Julia Lopes:

 

Saiba mais

Shoppings de São José começam com horário estendido para compras de Natal