Festa Literária da Mantiqueira (Flima) começa hoje (12), com homenagem a Ailton Krenak

Ailton Krenak, homenageado na Flima 2023
(Foto: Divulgação/Flima/Festa Literária da Mantiqueira)

Com o tema “Sonhar, imaginar, transformar”, a Flima – Festa Literária da Mantiqueira, chega à sua 6ª edição, a maior em diversidade de atividades e número de participantes desde seu início. Com homenagem ao escritor e ativista indígena Ailton Krenak, acontece no feriado prolongado do Dia das Crianças, de 12 a 15 de outubro (quinta a domingo), em Santo Antônio do Pinhal, cidade localizada a duas horas de São Paulo. Todas as atividades da programação são gratuitas.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

“Essa é a Flima mais democrática, inclusiva e diversa que já fizemos”, conta Roberto Guimarães, idealizador e curador da festa. Em relação ao tema, ele explica que “os últimos anos foram asfixiantes e complicados demais; além de emergência climática, pandemia e ascensão da extrema direita no Brasil e no mundo. Mais do que nunca, é preciso voltar a sonhar!”. E emenda a escolha pelo tema do sonho: “alguns povos indígenas entendem o sonho como fonte de conhecimento. Como diz nosso homenageado, Ailton Krenak, o futuro é ancestral”.

Sidarta Ribeiro
(Foto: Divulgação/Sidarta Ribeiro)

Sidarta Ribeiro, referência no estudo do sono e do sonho no Brasil, estará na mesa “Sonhos, psicodélicos e (cosmo) visões”, sexta-feira, dia 13, a partir das 17h, ao lado de Marcelo Leite, um dos principais jornalistas científicos do país, colunista da Folha de São Paulo e autor de “Psiconautas: viagens com a ciência psicodélica brasileira” (Fósforo,2021). Nesta conversa, eles vão tratar da importância de sonhar coletivamente com o futuro do planeta, por meio dos ensinamentos de cientistas, pajés, xamãs, mestras e mestres de saber popular, artistas e inventores, dialogando diretamente com a temática da Flima. E vão falar também dos caminhos de autoconsciência e poderes curativos dos psicodélicos e da maconha.

Natalia Timerman
Foto: Divulgação/Natalia Timerman)

Celebrada pela imprensa, público e crítica, Natalia Timerman, também médica psiquiatra, autora do recente “As pequenas chances” (Todavia, 2023), participa da mesa “Narrativas que dialogam com a memória coletiva”, no dia 14 de outubro, sábado, às 19h. Seu primeiro romance, “Copo vazio” (Todavia, 2021), foi considerado pela revista Quatro Cinco Um como um dos melhores do ano, além de ter sido um dos mais vendidos do período. Com ela, estará o escritor e crítico literário Julián Fuks, considerado um dos 20 melhores jovens escritores brasileiros pela Granta, em 2012, cujo livro mais recente, “Lembremos do futuro” (Cia das Letras, 2022), de crônicas, é semifinalista do Prêmio Oceanos.

Na programação da Flima, também haverá shows, estreias teatrais, lançamento de filme e mostra audiovisual. Intitulada “Narrativas Originárias, Imagens e Oralidade: cinemas de autoria indígena”, a mostra de filmes indígenas tem curadoria da antropóloga, documentarista e organizadora do festival Fórum Doc.BH Júnia Torres.

Serviço

Flima – A Festa Literária Internacional da Mantiqueira

De 12 a 15 de outubro de 2023, quinta a domingo

Auditório Municipal de Santo Antônio do Pinhal

Cel. Sebastião Marcondes da Silva, 2-132, Santo Antônio do Pinhal – SP

As mesas da programação principal terão transmissão ao vivo pelo canal do festival no Youtube – https://www.youtube.com/@FLIMAonline

Programação completa no site: https://flima.net.br/6/programacao