Felicio Ramuth participa do ‘Brazil China Meeting’, em Shenzhen

Vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth. Felicio Ramuth participa do 'Brazil China Meeting', em Shenzhen
(Foto: Ding Hongzheng/Shuyi/LIDE)

O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), participa nesta quarta-feira (10), em Shenzhen, na China, do ‘Brazil China Meeting’, evento de negócios que segue até 13 de janeiro, e que reúne líderes empresariais e governamentais do Brasil e da China para discutir as possibilidades de ampliar o comércio entre os dois países, que em 2024 completam 50 anos de relações diplomáticas.

O evento é uma iniciativa do jornal Valor e do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), que tem o ex-governador de São Paulo, João Doria como Co-chairman, e conta com o apoio de “O Globo” e CBN.

(Imagem: Reprodução/Lide)

Um dos destaques do evento é o painel sobre os investimentos chineses em energia limpa no Brasil, com a presença de Sun Tao, da State Grid Brazil, e Likui Fang, da CGN Brasil Energia.

Hoje (10) será realizado o 7º painel voltado para incentivar investimentos no Brasil, sob o tema “Grandes Projetos no Brasil com potencial de investimentos“, que terá a participação, além de Felicio Ramuth, do governador do Amazonas, Wilson Lima, do governador do Acre, Gladson Cameli e do secretário da Fazenda de São Paulo, Luis Felipe Arellano.

A moderação do encontro será de Alan Gripp, Diretor de Redação Integrada de O Globo, e de Pedro Dias Leite, Diretor da CBN.

(Imagem: Reprodução/Lide)

China – Maior parceiro comercial do Brasil

O Brasil é o principal parceiro comercial da China na América Latina, com exportações de US$ 104,31 bilhões em 2023, um aumento de 16,6% em relação a 2022. A China responde por 30,7% das vendas externas do Brasil. O evento conta ainda com a participação do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, do cônsul geral do Brasil em Guangzhou, Alan Séllos, do prefeito de Shenzhen, Qin Weizhong, e do presidente da Paper Excellence no Brasil, Claudio Cotrim.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer grandes empresas de tecnologia chinesas, como BYD, TCL e Tencent, e visitar o distrito de Huaqiangbei, o maior polo de manufatura e comércio de eletrônicos do mundo.

O painel sobre tecnologia abordará os investimentos chineses em setores como aviação, segurança e inovação, com a participação de Yang Jingnang, do grupo Avic BJ, Mario Ma, da Hikvision Brasil, e Patrick Burnett, da Inovetech e do LIDE Inovação.

O painel sobre a indústria automobilística chinesa discutirá a presença crescente de veículos elétricos no Brasil, com a participação de Jolin Zhang e Marcelo Schneider, da BYD.