Falta de água é causa de fumaça intensa na Revap, em São José

Falta de água causa fumaça intensa na Revap, em São José

Falta de água causa fumaça intensa na Revap, em São José. Foto: redes sociais
Falta de água causa fumaça intensa na Revap, em São José. Foto: redes sociais

Moradores de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, observaram uma tocha com chamas altas e fumaça densa na Refinaria Henrique Lage (Revap).

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A Petrobras explicou que houve uma parada em um equipamento, aumentando a demanda de gás para a tocha, mas sem impactos significativos.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), esteve no local e informou em nota que bombas de água de resfriamento na Revap que alimentam as unidades de processo e o sistema de compressores de ar comprimido foram desarmadas por falta de água, resultando na paralisação de unidades de processo. Isso levou ao envio de gás para a tocha e aumento das emissões.

Falta de água causa fumaça intensa na Revap,. Foto: redes sociais
Falta de água causa fumaça intensa na Revap,. Foto: redes sociais

A CETESB também ressaltou que após um técnico da Companhia estar no local monitorando a situação, a empresa tomou medidas para reduzir o envio de gás para a tocha. A investigação está em andamento.

Saiba mais Falta de água causa

PRF realizou operação para remover grupo que fechava acesso da REVAP

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, dos dias 07 a 09, uma operação para garantir a livre circulação nos acessos da refinaria REVAP em São José dos Campos.

No último sábado (07) golpistas ameaçavam fechar os acessos da refinaria que fica às margens da Via Dutra, no Km 145. As informações eram de que o grupo tinha a intenção de fechar os acessos e impedir a entrada e saída de veículos que transportam combustíveis, ato que poderia afetar gravemente o fornecimento de combustível.

Alguns golpistas permaneceram em frente à refinaria com o objetivo de realizar o fechamento total dos acessos, porém o ato não foi concluído.