Executivo da Novelis comenta Novo Polo de Inovação em SJC e suspeita de assédio moral em Pinda

Augusto Nogueira, vice-presidente comercial da Novelis
(Foto: CBN Vale/Novelis)

A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, inaugurou a semana passada (8/03), seu primeiro Centro de Soluções ao Cliente (CSC) voltado para o mercado de latas para bebidas na América do Sul. A unidade está instalada no Century Industrial, na marginal da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), no bairro Chácaras Reunidas, em São José dos Campos.

O Projeto recebeu cerca de R$ 20 milhões em investimento e será um Centro de Soluções ao Cliente, focado no mercado de latas de bebida, em um espaço de aproximadamente 3 mil m² com laboratórios modernos e equipados com tecnologias de ponta.

E para falar sobre esse importante empreendimento na região do Vale do Paraíba, a Rádio CBN Vale entrevistou nesta sexta-feira (17), Augusto Nogueira, vice-presidente comercial da Novelis.

Segundo o gestor, o grande diferencial da Novelis é o uso da reciclagem de alumínio como matéria-prima, e cita que uma lata descartada após seu uso, volta ao mercado como um novo produto em uma média de 60 dias, tamanha a eficiência que envolve desde o descarte correto do material, até a manufatura de um novo ítem. Hoje, a empresa reaproveita cerca de 98,7% das latas de alumínio produzidas no Brasil, algo em torno de 21 bilhões de unidades desse produto.

Além de ser um dos sistemas de reaproveitamento de materiais mais eficientes do mundo, o alumínio é fonte de renda para uma grande rede de pessoas que sobrevivem como catadores de material reciclável. Cerca de 800 mil famílias sobrevivem da reciclagem, de acordo com o executivo, isso sem contar com as outras etapas desse processo.

Novo Centro de Inovação

Embora a Novelis se enquadre como líder no ramo de reciclagem de alumínios, o Centro de Soluções ao Cliente, tem como objetivo desenvolver ainda mais os processos de melhora no sistema de reciclagem, focado exclusivamente em latas de bebidas, incrementando as possibilidades de utilização de latas de alumínio em novos produtos, além de aumentar o percentual de reutilização da matéria-prima destinada à produção das latas.

Augusto Nogueira comentou que o objetivo da Novelis é conseguir chegar ao índice de 100% de material reciclado para produção de latas de alumínio.

O projeto conta com o suporte da InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade do Estado de São Paulo, que permitiu a aproximação da empresa com o Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Funcionários da Novelis em paralisação por suspeita de assédio moral na fábrica de Pinda
(Foto: Sindmetp)

Suspeita de assédio moral

A Novelis possui na cidade de Pindamonhangaba, a maior fábrica produtora de alumínio reciclado da América Latina, com cerca de 1,5 mil funcionários, e que recebe a maior parte do material reciclado de várias partes do país, desde catadores, centros de coletas da própria empresa, além dos PEVs  (Pontos de Entrega Voluntária).

Nessa quinta-feira (16), o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Moreira César e Roseira  promoveu uma paralisação de trabalhadores da fábrica da Novelis, por cerca de uma hora. De acordo com a categoria, funcionários da empresa estariam sofrendo assédio moral. O ato teve adesão total, inclusive de trabalhadores terceirizados.

Os metalúrgicos denunciam, além do excesso de pressão por produção dentro da fábrica,  constantes atendimentos a chefia durante as folgas, via WhatsApp, principalmente no setor de Reciclagem.

Augusto Nogueira confirmou que recebeu a informação sobre a suspeita de assédio moral levantada pelo Sindicato, e garantiu que a empresa está apurando as denúncias, mas garantiu que “a Novelis preza por criar um ambiente de trabalho muito seguro e acolhedor para todos os seus funcionários”.

Ainda, segundo o executivo, a conversa entre Sindicato, os trabalhadores e a empresa já está acontecendo para que tudo seja devidamente apurado e solucionado.