Ex-aluno do ITA apresenta protótipo de ‘carro voador’, em Fortaleza (CE)

Ex-aluno do ITA

(Imagem: Redes Sociais/Arquivo Pessoal)    Ex-aluno do ITA

Ruan Carlo Ferreira, um ex-aluno do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP), e atual CEO da Vertical Connect, foi um dos principais apresentadores do protótipo do eVTOL, os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, nessa quinta-feira (21), no BS Design, no bairro Aldeota, em Fortaleza (CE).

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O “Carro Voador”, batizado de Gênesis-X1, é um produto da colaboração entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a startup cearense Vertical Connect. Com um preço médio estimado em R$ 2,1 milhões por unidade, o Gênesis-X1 é projetado para realizar voos totalmente elétricos, eliminando a necessidade de combustíveis fósseis.

A proposta é que o Gênesis-X1 seja integrado aos sistemas de transporte urbano, uma vez que a infraestrutura e as regulamentações estejam prontas para acomodar veículos voadores.

De acordo com Ruan Carlo, a produção de um protótipo mais refinado, deve acontecer da metade do ano que vem. Já o primeiro voo será realizado em Fortaleza, e a expectativa é que para o início de 2025, a empresa já tenha os eVTOLS disponíveis para o mercado, destacou o CEO.

Modelo de carro voador da Vertical. Ex-aluno do ITA apresenta protótipo de 'carro voador', em Fortaleza (CE)
(Foto: Nicolás Leiva)

Características do Gênesis-X1: Ex-aluno do ITA

  • Capacidade para duas pessoas
  • Dimensões: 5 metros de comprimento, 4,8 metros de largura e 1,40 metros de altura
  • Tempo máximo de voo: 60 minutos
  • Velocidade máxima: 130 km/h
  • Equipado com oito hélices e oito motores elétricos
  • Fuselagem composta de fibra de carbono aeronáutico

O evento contou com a presença do reitor do IFCE, Wally Menezes, e do reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Anderson Correia.

“Honrado pelo convite, participei, em Fortaleza – Ceará, do anúncio do novo drone da Vertical Connect, empresa dirigida por nosso aluno do ITA Ruan Carlo Ferreira .

Trata-se de um EVTOL que deverá ser fabricado no Ceará. Apoio de diversos investidores, Instituto Federal e do Governo do Estado do Ceará. Parabéns aos empreendedores do ITA, desenvolvendo a indústria Cearense”, comentou o Correia em uma rede social.

A Vertical Connect apresentou o design e as características de voo do modelo X-1, incluindo o conjunto estrutural de hélices e motores. Nos próximos meses, a empresa planeja revelar o interior do protótipo, bem como os sistemas de voo e aviônicos, que são os equipamentos eletrônicos e de processamento de dados que permitem o voo do eVTOL.

IFCE e Vertical Connect

A colaboração entre o IFCE e a Vertical Connect ganhou impulso no dia 26 de outubro, durante o evento AviationXP Nordeste, realizado no Aeródromo Dias Branco, em Eusébio, na Grande Fortaleza. Nesse dia, foi assinado um memorando de entendimento entre as duas instituições, estabelecendo a capacitação, formação, desenvolvimento e realização de pesquisas de projetos aeronáuticos, proporcionando empregabilidade em diferentes áreas da aviação comercial tradicional e avançada em aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical.

O IFCE assumirá a tarefa de criar softwares especializados para aeronaves e conduzir pesquisas para aprimorar os modelos em desenvolvimento pela Vertical Connect. Esta startup, por sua vez, se compromete a prover equipamentos para aulas práticas e auxiliar na capacitação do corpo docente.

Por outro lado, o ITA deverá também participar do projeto Gênesis. Isso por conta da recente divulgação de sua futura unidade em Fortaleza, localizada junto à Base Aérea. Atualmente, um memorando de cooperação entre ITA, Vertical Connect e IFCE está sendo elaborado.

Treinamento

A Vertical Connect tem como objetivo se tornar um marco no mercado de mobilidade urbana no Brasil, oferecendo não apenas o eVTOL, mas também cursos de formação de pilotos e outros serviços. As operações iniciais da Vertical estão concentradas em Fortaleza, com a fábrica localizada no Ceará e o escritório comercial em São Paulo.

Investimentos

O projeto recebeu um investimento de R$ 100 milhões dos sócios-fundadores para a construção de uma fábrica em Itaitinga, no Ceará. O estado foi escolhido para sediar o projeto devido aos incentivos fiscais, ao apoio do IFCE e ao interesse do Banco do Nordeste (BNB).

A expectativa é que as obras comecem até fevereiro de 2024 e durem seis meses, gerando 30 vagas de emprego durante a implementação. Após a conclusão, a unidade deverá oferecer entre 50 e 70 postos de trabalho no primeiro ano.

 

 

Ex-aluno do ITA