Estado lança Rota Gastronômica do Vale e Serra da Mantiqueira

rota gastronômica
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos do Jordão)

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo lançou, há algumas semanas, a Rota Gastronômica do Vale do Paraíba & Mantiqueira, apresentando ao público 15 empreendimentos expressivos da culinária regional. O roteiro inclui achados da gastronomia local, o que inclui pequenas cervejarias artesanais, empórios de azeite, produtores de banana, restaurantes especializados em risoto de queijo de cabra e gelato de doce de leite com macadâmia.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A nova rota tem por objetivo celebrar os produtos regionais, fortalecer a cadeia produtiva da alimentação e valorizar o turismo da região. “A culinária proporciona um contato genuíno com a história dos destinos turísticos”, afirma o coordenador de Turismo da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Rodrigo Ramos. “A gastronomia sempre foi um dos principais atrativos para quem viaja a lazer”, disse.

Uma equipe técnica mapeou 30 empreendedores locais a partir de critérios como representatividade local, autenticidade, qualidade do produto e facilidade do acesso do turista à produção rural. Os 15 mais bem avaliados ganharam o vídeo documentário sobre a sua história e processo de produção, além de um vídeo promocional da rota gastronômica. Rodrigo falou à CBN Vale a respeito dos pratos que poderão ser conhecidos pela população.

ROTA

Os estabelecimentos estão localizados em Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga, São Bento do Sapucaí, Paraibuna, Caçapava, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Cunha, Pindamonhangaba, Monteiro Lobato, Piquete, São Francisco Xavier, Potim e Lorena.

HISTÓRICO

No mês passado, o turismo lançou a primeira de sete rotas gastronômicas no Vale do Ribeira, em um total de sete, que vão contemplar 162 municípios paulistas até o segundo semestre de 2022. Saiba mais no link: turismo.sp.gov.br/rotasgastronomicas. O chef Ivan Achcar tem um restaurante há 20 anos na estrada do Horto, em Campos do Jordão, já foi chef na cidade e fundou a Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia.

OUÇA A REPORTAGEM DE EMERSON TERSIGNI: