Especialista fala sobre importância da educação financeira infantil

Rebeca Toyama deu cinco dicas para iniciar o assunto com os pequenos.

educação financeira infantil
(Foto: Shutterstock)

A especialista em bem-estar financeiro, Rebeca Toyama, aproveita a semana do Dia das Crianças para alertar os pais sobre o momento ideal para iniciação da educação financeira infantil.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Por muitas vezes, as crianças recebem mesadas e até presentes em forma de dinheiro, mas os pais e responsáveis nem sempre sabem como iniciar essa conversa tão importante que pode impactar indiretamente na vida adulta de cada criança.

Segundo uma pesquisa realizada pela CNC o número de brasileiros endividados bateu recorde: 74% têm alguma dívida. Em comparação com agosto (72,9%) e setembro de 2020 foram registrados cerca de 67,2%, portanto, esse foi o recorde para a pesquisa iniciada em 2010.

Já o Banco Central do Brasil (BC) junto ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça, criou o programa ‘Aprender Valor’ que visa ensinar educação financeira aos alunos do ensino fundamental de escolas públicas. A fase piloto se iniciou em 2020, e a partir deste ano o programa entrou em fase de expansão nacional, possibilitando que outras escolas tenham acesso aos recursos da iniciativa.

Para a especialista, é importante que exista programas de incentivo à educação financeira, mas entende que seja necessária uma estratégia de engajamento e comunicação, porque são poucos os brasileiros que têm acesso, somente aqueles que procuram. Além do trabalho dentro das escolas, a Rebeca alerta que esse também é um dos papéis dos pais, de trazer o assunto para a vida dos pequenos, pois quanto mais cedo maior será a consciência em relação ao dinheiro.

Para iniciar a educação financeira na vida dos pequenos é preciso respeitar cada faixa etária para a educação financeira infantil, e neste processo é de extrema importância as famílias inserirem esse conteúdo nos momentos juntos, como numa simples conversa e brincadeiras lúdicas que possam mostrar o valor do planejamento financeiro, além dos bons exemplos que os pais e familiares deixam para as crianças, muitas vezes sem eles perceberem.

Inserir algumas práticas como mesadas e ensinar como usar é de grande relevância para esse momento. E o Dia das Crianças pode ser uma excelente oportunidade de ensinar a escolher o presente ou lidar com o dinheiro recebido da família.

Para auxiliar as famílias de forma prática, Rebeca Toyama, apresenta 5 dicas de como aplicar a educação financeira infantil:

  1. Comece o quanto antes inserir esse tema junto aos filhos, respeitando a demanda de cada faixa etária;
  2. Traga leveza e aborde o assunto de forma integrada com estudos de matemática, calendário de eventos, principalmente, aqueles que a criança ganha, pede ou dá presentes;
  3. Insira o tema fluxo de caixa mostrando o equilíbrio entre entrada e saída e que o mais saudável é que primeiro o dinheiro entre para depois sair;
  4. Sente para planejar o orçamento da criança, os aprendizados aqui vão além da educação financeira, pois é uma oportunidade de a criança aprender a mágica do tempo;
  5. Seja um bom exemplo de bem-estar financeiro, essa é a dica mais importante de todas, mamíferos que somos, aprendemos com o que observamos. Cuidar de seu orçamento doméstico em conjunto com a família é melhor forma de transmitir esse conhecimento aos filhos.

Em entrevista a rádio CBN Vale, Rebeca Toyama falou um pouco mais sobre a educação financeira infantil.

Ouça o podcast completo: