Especialista em Medicina do Tráfego comenta sobre os riscos de dirigir sob forte chuva

especialista do tráfego comenta sobre os riscos de dirigir sob forte chuva
(Foto: CBN VALE)

O verão resolveu chegar com intensidade em várias partes do Brasil, e com ele vem uma grande preocupação, dirigir em tempos de fortes chuvas. Trafegar com essa condição climática pode significar um grande risco, dependendo de vários fatores.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A Rádio CBN Vale entrevistou nesta quarta-feira (19) o Dr. Allysson Coimbra, médico especialista em medicina do tráfego e Diretor Científico da Ammetra – Associação Mineira de Medicina de Tráfego, que nos explicou os riscos de dirigir sob forte.

Segundo o médico, a maior dificuldade que o motorista encontra em tempos de chuva é a aquaplanagem, pois existe um “caminho” de água na pista em que o condutor tem a sensação de que o veículo está levitando, e com isso, acontece um ato instantâneo de pisar no freio ou algum movimento brusco ao volante.

O especialista alerta que é justamente o contrário o que o condutor deve fazer nessas situações. Sempre que acontecer algo semelhante, é preciso que o motorista mantenha as mãos firmes ao volante, mantendo o veículo reto e na mesma direção do trajeto, e que jamais pise no freio, pois isso pode acarretar a perda brusca do controle do veículo.

Outra dica importante do Diretor da Ammetra, é em casos de acidentes com postes de energia em dias de chuva. A recomendação é para que as pessoas permaneçam dentro do veículo até a chegada de equipes de salvamento, pois os fios eletrificados que eventualmente ficarem perto do veículo, podem ser extremamente perigosos caso a pessoa saia do carro e pise no asfalto molhado.

Visibilidade

Paralelamente ao problema da chuva, outros fatores também prejudicam a visibilidade ao dirigir, como neblina e cerração, por isso o distanciamento do veículo que segue à frente é importante para evitar acidentes, como colisões traseiras. Há algumas estratégias que o motorista pode se utilizar para garantir uma distância segura ao dirigir, o primeiro é garantir que os pneus traseiros do veículo à frente estejam bem visíveis, isso ajuda no momento de fazer alguma manobra de emergência. Claro que em tempos de chuva, o cuidado deve ser redobrado.

Outra forma, é fixar a vista em algum objeto à frente como um poste ou uma placa de sinalização, por exemplo, mantendo a velocidade do veículo e contar cinco segundo até passar pelo objeto visto. Esse tempo é considerado por especialistas de trânsito, como uma condição segura para uma resposta rápida do motorista ao dirigir, além disso, a manutenção dos pneus é de extrema importância para manter a aderência do veículo à pista, evitando derrapagens ou mesmo o estouro dos pneus.

Pisca alerta ligado com carro em movimento

Existem situações em que o motorista ao visualizar uma situação de emergência na pista, ele automaticamente acaba ligando o pisca alerta, que junto com a luz de freio, acabam ajudam o motorista que segue atrás a se prevenir de acidentes.

Porém, a condução desse veículo com a luz de alerta ligada é uma condição perigosa se for utilizada durante todo um trajeto. Os motoristas ao verem a luz de alerta ligada, podem acabar reduzindo a velocidade bruscamente e acabar gerando colisões.

Ouça a matéria de Marcelo Rocha: