Escola Estadual no Buquirinha, em São José reclama de problemas de limpeza e manutenção

Escola Estadual no Buquirinha, em São José reclama de problemas de limpeza e manutenção
(Foto: Google Street View)            limpeza e manutenção

Funcionários da Escola Estadual Jeni Davi Bacha Professora, situada no bairro Buquirinha I, na Zona Norte de São José dos Campos, estão enfrentando dificuldades devido à escassez de profissionais de limpeza. A situação começou após uma empresa ganhar uma licitação no ano passado para realizar a manutenção e limpeza dos banheiros, principalmente.

Mães de alunos relataram à reportagem da CBN Vale que até mesmo papel higiênico tem faltado na escola, causando desconforto aos alunos. A empresa contratada, portanto, não estaria cumprindo o que foi estipulado no contrato, como o envio de funcionários para realizar a limpeza da unidade escolar.

Além disso, as mães indicam que os alunos do ensino médio não estão confortáveis nas salas de aula, pois as carteiras fornecidas pela escola não seriam adequadas ao tamanho dos alunos. Nessa terça-feira, uma representante das mães dos alunos registrou uma reclamação formal na Ouvidoria da SEDUC.

Resposta da Escola

Os pais conversaram com o Diretor da Escola, Luis Fabian Bittencourt, que alegou que a empresa Alfa Clean, vencedora da licitação, informou que a falta de funcionários se deve ao fato de a escola ser muito distante para o envio de mais um funcionário para executar os serviços, conforme ouvido do representante da empresa de limpeza e manutenção. Apenas um funcionário tem sido deslocado para os serviços na unidade escolar, contudo o contrato junto ao Estado garante a presença de dois funcionários.

Bittencourt, em nota, pediu desculpas às mães pelos problemas ocorridos e disse que recebeu retorno do representante da empresa Alfa Clean. Segundo o diretor escolar, a empresa já entregou materiais de limpeza e autorizou o início imediato do trabalho de mais um funcionário de limpeza para a escola.

Secretaria de Educação do Estado de SP

A assessoria de comunicação da SEDUC, por telefone, disse que tomou conhecimento do caso e pediu esclarecimentos à Escola Estadual, que informou que o caso já foi resolvido e que não há mais problemas de limpeza na unidade, atualmente.

A assessoria ainda disse que, “os profissionais tiveram um problema pontual de saúde na sexta-feira (5), que a unidade ficou sem equipe por algumas horas, mas que isso não prejudicou o andamento das aulas e foi resolvido no mesmo dia”.

No entanto, a Diretoria de ensino chegou a advertir a escola, mas não explicou o motivo da advertência.

Em nota oficial, a SEDUC esclareceu:

“A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo esclarece que a unidade conta com 2 colaboradores na equipe de limpeza e os serviços estão em dia. A pasta incentiva todas as mais de 5 mil escolas estaduais a trabalharem regularmente com toda a comunidade escolar as temáticas que envolvem as arboviroses, em especial a dengue. A unidade trabalhou na mobilização do Dia D de combate ao mosquito da dengue e realizou atividades de conscientização e orientação para prevenção aos estudantes e comunidade escolar. A diretoria de ensino e a escola estão à disposição da comunidade escolar para mais esclarecimentos.”