Embraer faz teste em massa, após detectar casos positivos de Covid-19 na unidade

(Foto: Divulgação/Embraer)

A Embraer de São José dos Campos decidiu realizar testes em massa para detectar casos de Covid-19 nos trabalhadores da unidade. O motivo seria por conta de alguns funcionários terem se contaminado pela doença.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, ao menos 27 casos foram confirmados na última semana. A maior parte seria no setor F220, com 16 casos. Na área, é realizada a montagem do corpo das aeronaves. Durante o processo, os metalúrgicos ficam dentro do chamado “charuto”, sem o espaço necessário para manter o distanciamento social exigido neste período de pandemia. Outros setores também com casos positivos é o F106, que faz componentes de avião, com sete infectados e F30, com quatro positivos.

Por outro lado, a empresa informou à CBN Vale que não procede a informação do sindicato a respeito de um alto número de casos. Ela afirma que na semana passada houve uma ocorrência de quatro casos positivos no mesmo hangar e, por isso, houve a decisão em realizar preventivamente a testagem dos profissionais. 

Nesta segunda-feira (24), os resultados dos testes em massa foram divulgados. A Embraer informou que dois trabalhadores testaram positivo e estão em isolamento social. Todos os funcionários confirmados estão com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sendo acompanhados pela empresa.

A Embraer ainda completou que “a quantidade de colaboradores que testaram positivo no ano foi proporcionalmente similar ao que ocorre na sociedade em geral, demonstrando que não há indício de proliferação dentro das instalações da Empresa”.

Um requerimento foi elaborado pelo Sindicato dos Metalúrgicos e encaminhado no dia 17 de maio à empresa pedindo que os funcionários do setor fossem colocados em licença remunerada e a possibilidade no custeio de testagem imediata, já que havia recebido inúmeras denúncias e reclamações. 

Os diretores do Sindicato estiveram na Vigilância Sanitária nesta segunda-feira (24). O intuito foi denunciar a situação vivida pelos trabalhadores na empresa. Levando-se em conta apenas os números que chegaram ao conhecimento da instituição, ao menos quatro trabalhadores da já foram vítimas fatais da Covid-19. 

Ouça a reportagem de Rayssa Marine clicando no player de áudio abaixo: