Embraer anuncia parceria para desenvolver operações de viagens aéreas urbanas no Brasil

(Foto: Divulgação/Embraer)

A Embraer anunciou nesta segunda-feira (30) que uma de suas empresas, a Eve, está cooperando com parceiros estratégicos e entidades governamentais para o desenvolvimento de operações de viagens aéreas urbanas no Brasil. O Rio de Janeiro deverá ser a primeira cidade a ser beneficiada com esse tipo de Mobilidade.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A primeira etapa dos estudos de soluções inovadoras acontecerá até o final do ano no Rio de Janeiro. Helicópteros convencionais serão usados para simular a aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical. Esta aeronave elétrica é de baixo ruído e zero emissões de carbono. Assim, o objetivo é oferecer as viagens aéreas urbanas de forma acessível, segura e econômica aos brasileiros.

A iniciativa reúne a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), em uma frente de trabalho que vai avaliar como a infraestrutura e as soluções de gerenciamento do tráfego aéreo já existentes podem permitir operações de Mobilidade Aérea Urbana no Brasil.

Com a análise, o objetivo a ser alcançado é a democratização da mobilidade aérea urbana de forma segura, econômica e acessível aos brasileiros. Estarão envolvidas na colaboração do projeto alguns parceiros da Embraer, como a concessionária do Aeroporto Internacional Tom Jobim, empresas operadoras de helicóptero da América Latina, de construção e operação de vertiportos e plataforma de voos sob demanda.