Em visita ao Sindipetro de SJC neste sábado (15), Geraldo Alckmin fala sobre campanha

Geraldo Alckmin Sindipetro
(Foto: Edson Reis/CBN Vale)

Neste sábado (15) o candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PT) esteve presente na cidade de São José dos Campos, no Sindicato dos Petroleiros. Com a presença de conhecidos petistas e políticos da região, estiveram com Geraldo: Carlinhos Almeida, Amélia Naomi, Wagner Balieiro e Ricardo Galvão (ex-diretor do INPE) e candidato a Deputado Federal por São Paulo.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A campanha eleitoral de Geraldo previa sua participação aqui em São José dos Campos e na sequencia mais uma cidade da região, já no fundo do vale, Queluz.

O Vale do Paraíba se destacou neste 1º Turno das eleições com um grande número de votos ao candidato Jair Messias Bolsonaro (PL), ao ser questionado sobre como reverter a situação da rejeição do PT na região, Geraldo respondeu:

“Todos os partidos estão enfraquecidos, pela fragmentação partidária. Por isso defendo ter menos partidos e partidos programáticos. Eu acho que foi muito bem o primeiro turno, quase ganhamos. […] Temos o apoio da terceira colocada no primeiro turno (Simone Tebet) e de Ciro Gomes e do PDT, além do Roberto Freire (CIDADANIA). […] estamos trabalhando com humildade e respeito, principalmente combater as Fake News”

O “ex-tucano” também lamentou o episódio acontecido na ultima quarta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida e que apoiadores do candidato Jair Bolsonaro (PL), se envolveram em um bate-boca e confusão com um cinegrafista e uma repórter:

“Eu sou católico, meu pai chegou a ser seminarista […]  agora… a gente não deve usar do templo ou da religião pra querer levar vantagem eleitoral, nós temos que respeitar a religião das pessoas, então eu acho lamentável a maneira que eles se comportaram.”

Geraldo também disse sobre como está funcionando a campanha eleitoral da chapa Lula-Alckmin. Os candidatos têm usado estratégias em relação a divisão de região e estado a serem visitados e geralmente separados um do outro.

“Temos feito campanha no Brasil inteiro, Lula fez Rio de Janeiro, recebeu apoio do Prefeito de Belford Roxo, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Eu estou fazendo São Paulo , ontem foi capital, Mogi Mirim e Limeira e hoje fazendo aqui em São José e Queluz na sequência.”

Sobre a indústria e o desenvolvimento do Vale do Paraíba, Geraldo Alckmin foi questionado sobre a constante saída de indústrias e fechamento de empresas da região.

“O Vale do Paraíba é uma das regiões mais industrializada do Brasil,  e a gente vê com tristeza o país tendo uma desindustrialização precoce, pra gente ter uma ideia, era quase 30% da participação da indústria no PIB e hoje é 11%. […] Então o que precisa ser feito, é uma reforma tributária, é fundamental pra melhorar o PIB. Simplificação tributária, eu visitei uma pequena, média e grande empresa, o que vi nessas empresas? reforma tributária. Precisa investir nas pessoas. […] Precisa fazer acordos comerciais. [,..] Porque que o juros é tão elevado, tira a competitividade do produto brasileiro, é cunho fiscal? vamos tirar imposto, é falta de concorrência? vamos ter mais concorrente, é instabilidade econômica? vamos ter mais político. […]”

O candidato ainda falou sobre a dependência do Brasil em questão de produtos que são somente encontrados no exterior e que depende da exportação para utilizarmos como insumos e demais manufaturados.