Em nota, Prefeitura de Jacareí cobra a Caoa Chery sobre o fechamento de fábrica

Em nota, Prefeitura de Jacareí cobra a Caoa Chery sobre o de fechamento de fábrica
(Foto: Divulgação/SindmetalSjc)

A Prefeitura de Jacareí emitiu uma Nota Oficial, nesta sexta-feira (20), referente ao fechamento da fábrica da Caoa Chery no município, decisão que pode gerar mais de 480 demissões na planta fabril.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo o documento assinado pelo prefeito Izaias Santana, a chegada da montadora em Jacareí representou um fator de impulsionamento e crescimento econômico na cidade e região, com grandes expectativas de geração de empregos além do compromisso de se criar um parque industrial automobilístico, o que teria justificado o investimento público na infraestrutura para o recebimento da fábrica.

A prefeitura lembra também que os investimentos fiscais, se justificaram por conta da possibilidade de geração de empregos diretos e indiretos criados em toda a cadeia de montagem, venda e manutenção de veículos.

O executivo argumenta que recebeu com estranheza, a decisão unilateral da montadora sobre a suspensão das atividades, sem colocar em prática a iniciativa, ou mesmo o esgotamento de todas as possibilidades de negociação com os órgãos dos governos municipal, estadual e federal.

A nota ainda aponta que a prefeitura está alinhada aos trabalhadores da empresa nesse momento de tentativas de negociação, visando a preservação dos empregos além de cobrar o cumprimento do compromisso da contraprestação social pelos investimentos públicos que direta ou indiretamente beneficiaram a Caoa Chery e sua cadeia produtiva.

Câmara de Jacareí cobra a Caoa Chery

Na quarta-feira (18), a Câmara Municipal de Jacareí enviou um requerimento, assinado por 13 vereadores, à empresa Caoa Chery, solicitando para que haja o cumprimento do acordo feito no dia 10 de maio, quando os representantes da montadora aceitaram a proposta do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região para suspensão das 480 demissões e adoção de layoff.

Segundo a Câmara, o objetivo do requerimento é apoiar o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

A Câmara Municipal também estuda a implementação de uma ‘Frente Parlamentar em Defesa do Emprego’ para debater o tema com maior intensidade, para acelerar o desfecho do caso.