Domingo de chuva em Taubaté; rajadas de vento chegaram a 46 km/h

Domingo de chuva em Taubaté; rajadas de vento chegaram a 46 km/h
(Foto: Reprodução Defesa Civil Taubaté) chegaram a 46 km/h chegaram a 46 km/h chegaram a 46 km/h

Neste domingo (5) uma forte chuva, com rajadas de vento e queda de granizo atingiram a cidade de Taubaté. A cidade que já decretou estado de emergência, inclusive reconhecido pelo Governo Federal, teve diversos pontos de interdição ao longo da cidade.

De acordo com o Cemaden, estava previsto para o Vale do Paraíba 35 mm de chuva neste fim de semana. Segundo o pluviômetro, localizado no bairro Parque Itaim, no Cavex. Por volta das 17h foi registrado 16 mm de precipitação e ventos de 46 km/h.

Além das fortes rajadas, a chuva veio acompanhada de granizo que são fenômenos atmosféricos recorrentes que ocorrem mediante condições específicas de temperatura e umidade em nuvens de elevada altitude.

Ao todo a defesa civil de Taubaté contabilizou 22 quedas de árvores. Houve registro na Avenida Brigadeiro José Vicente de Faria Lima, próximo à Rodoviária Nova, na Avenida Dom Pedro, ao lado do Horto Municipal, avenida Bandeirantes no bairro Maria Augusta e no Chácara Silvestre.

Saiba mais

Cemaden realiza manutenção dos pluviômetros em Ubatuba

Uma equipe de profissionais do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) realizou a manutenção nos pluviômetros de Ubatuba.

Na manhã de sexta-feira (3) os equipamentos contemplados foram os localizados na sede da Guarda Civil Municipal de Ubatuba e na E.M. Olga Gil; já no período da tarde, os técnicos foram para a região Oeste, no bairro Ipiranguinha.

De acordo com a Defesa Civil de Ubatuba, a previsão é que a Equipe do Cemaden permaneça no município até a próxima quarta-feira, 8, até finalizar a operação.

A ação visa deixar os equipamentos operando para que a cidade tenha dados mais rápidos para ação de respostas principalmente nesta época que marca o fim do verão, quando ocorrem maiores índices de chuva.