Um trecho da Rodovia Rio-Santos (SP-055), na altura do km 145+800, entre os bairros Calhetas e Toque-Toque Pequeno, em São Sebastião, está operando em sistema de “Pare e Siga” após um deslizamento provocado pelo solo encharcado, na madrugada desta quinta-feira (03).
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está no local avaliando os danos e estudando soluções para garantir a segurança dos motoristas.
De acordo com a Prefeitura de São Sebastião, equipes do DER, Detraf e Defesa Civil monitoram a situação, mas, até o momento, não há previsão de interdição total da via. A orientação é que os condutores redobrem a atenção ao trafegar pela região, especialmente devido às condições instáveis do solo.
Alerta da Defesa Civil: risco de deslizamentos em áreas vulneráveis
Na noite desta quarta-feira (02), a Defesa Civil de São Sebastião emitiu, através das redes sociais, um alerta para moradores devido ao risco moderado de deslizamentos, principalmente em áreas com taludes de corte e aterro.
As chuvas persistentes têm aumentado a saturação do solo, elevando o perigo em regiões já suscetíveis a movimentações de terra.
Sinais de alerta para moradores:
-
Rachaduras em paredes e muros;
-
Inclinação anormal de árvores ou postes;
-
Barulhos incomuns no terreno.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 153.