
Uma família ficou desalojada após um deslizamento de terra ocorrido na noite desta terça-feira (3), atingir a casa onde moravam, na Rua Treze de Junho, Vila Santo Antônio, em Campos do Jordão. A residência foi interditada preventivamente e a família encaminhada para casa de parentes, por conta das fortes chuvas.
Campos do Jordão, Ubatuba e São Sebastião foram as cidades do estado de São Paulo que registraram os maiores acumulados de chuvas nas últimas 24 horas, segundo o balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. Os municípios estão em alerta do para o risco de deslizamentos de terra nesta quarta-feira (4).
O alerta foi emitido entre esta terça e quarta-feira pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Indicadores de chuvas divulgados pela Defesa Civil do Estado
- Campos do Jordão: 100mm
- Ubatuba: 97mm
- São Sebastião: 90mm
- Pindamonhangaba: 76mm
- Caraguatatuba: 56mm
“Considera-se alta a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (deslizamentos de terra ou queda e rolamentos de blocos) no Vale do Paraíba, devido aos acumulados registrados nas últimas 24 horas, que superam 80 mm em algumas localidades, e a previsão de pancadas de chuva que podem ser de forte intensidade no decorrer do dia”, destacou o relatório do Cemaden.
Especificamente nas cidades do litoral norte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue incluindo essas regiões e a Serra da Mantiqueira para o risco de chuvas fortes ainda nesta quarta-feira.