Deslizamento de terra atinge casa em Campos do Jordão; família é retirada

CEMADEN alerta para riscos de deslizamentos de terra em cidades da RMVale
Em Campos do Jordão, as chuvas de ontem provocaram deslizamento de terra na Rua Treze de Junho, Vila Santo Antônio. Foto Defesa Civil do Estado

Uma família ficou desalojada após um deslizamento de terra ocorrido na noite desta terça-feira (3), atingir a casa onde moravam,  na Rua Treze de Junho, Vila Santo Antônio, em Campos do Jordão. A residência foi interditada preventivamente e a família encaminhada para casa de parentes, por conta das fortes chuvas.

Campos do Jordão, Ubatuba e São Sebastião foram as cidades do estado de São Paulo que registraram os maiores acumulados de chuvas nas últimas 24 horas, segundo o balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. Os municípios estão em alerta do para o risco de deslizamentos de terra nesta quarta-feira (4).

O alerta foi emitido entre esta terça e quarta-feira pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

Indicadores de chuvas divulgados pela Defesa Civil do Estado

  • Campos do Jordão: 100mm
  • Ubatuba: 97mm
  • São Sebastião: 90mm
  • Pindamonhangaba: 76mm
  • Caraguatatuba: 56mm

“Considera-se alta a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (deslizamentos de terra ou queda e rolamentos de blocos) no Vale do Paraíba, devido aos acumulados registrados nas últimas 24 horas, que superam 80 mm em algumas localidades, e a previsão de pancadas de chuva que podem ser de forte intensidade no decorrer do dia”, destacou o relatório do Cemaden. 

Especificamente nas cidades do litoral norte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue incluindo essas regiões e a Serra da Mantiqueira para o risco de chuvas fortes ainda nesta quarta-feira.