Deputados tentam barrar gastos com novos cartões do Auxílio Brasil

Deputados tentam barrar gastos com novos cartões do Auxílio Brasil
(Foto: Reprodução)

Um grupo de deputados querem impedir a ideia do presidente Jair Bolsonaro (PL) de substituir antigos cartões do Bolsa Família pelo modelo novo com identificação do programa Auxílio Brasil.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O grupo formado por 13 parlamentares da oposição entrou com recurso no Tribunal de Contas da União (TCU) para barrar a mudança, sob alegação de custo que pode atingir R$ 324 milhões.

No recurso, os deputados ponderam que os cartões antigos funcionam e que a substituição do documento para 18 milhões de beneficiários, além de custar aos cofres públicos, é medida eleitoreira.

Ao TCU pediram uma medida cautelar para impedir esses gastos com a impressão de novos cartões já que os antigos podem operar no novo programa. Na época de implantação do Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania pretendia trocar 10 milhões de cartões.

Mas segundo o jornal O Estado de São Paulo, houve solicitação de mais dinheiro para a substituição, que é feita pela Caixa por meio do orçamento de Agentes Financeiros da União.

O custo por unidade é de R$ 18,00.

Os deputados estimam que 80% das famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil já eram contempladas pelo Bolsa Família, programa instituído em 2004, no governo Lula.

Com o recurso é possível pagar o benefício a quase 66 mil famílias por um ano, estimam os parlamentares com base no valor médio pago no programa.

*Informações Agência Rádio 2

Saiba mais

Wagner Balieiro (PT): “Reforma da previdência não é obrigatória”