Dengue: Caçapava soma mais 2 mortes; Vale atinge 48 óbitos, 22% no Estado de SP

Dengue: Caçapava soma mais 2 mortes; Vale atinge 48 óbitos, 22% no Estado de SP
(Foto: Reprodução)          48 óbitos

O Vale do Paraíba chegou ao número de 48 pessoas mortas, vítimas da dengue este ano, com a cidade de Caçapava registrando sua segunda morte. As mortes foram confirmadas pelo painel da dengue do Governo do Estado de São Paulo, neste domingo (7).

Em Caçapava, uma terceira morte está sendo investigada. As vítimas em Caçapava eram homens, um com mais de 80 anos e outro entre 50 e 64 anos. Até a manhã desta segunda-feira (8), a cidade tinha 1.243 casos confirmados e 661 em investigação.

A cidade com o maior número de mortes pela dengue na região é Jacareí, com 16 óbitos, seguida de Taubaté com 12 e São José dos Campos com 8. Outras cidades também registraram mortes, incluindo Pindamonhangaba (7), Cachoeira Paulista (1), Ubatuba (1) e Tremembé (1).

Além disso, há 117 óbitos em investigação na região, dependendo de exames do Instituto Adolfo Lutz. No total, há 68.617 casos confirmados da doença e 30.333 em investigação.

Dengue Grave: Atenção aos sintomas 48 óbitos

A dengue, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, tem se tornado uma preocupação crescente no Brasil. De acordo com o Instituto Butantan, uma em cada 20 pessoas infectadas pode desenvolver um quadro grave da doença, caracterizado por uma série de sintomas alarmantes.

Os sintomas de um caso grave de dengue incluem dor abdominal intensa, vômitos persistentes que podem conter sangue, sangramento nas gengivas ou no nariz, dificuldade para respirar, confusão mental, fadiga, aumento do fígado, queda da pressão arterial e presença de sangue nas fezes. Esses sinais indicam uma condição potencialmente fatal que requer atenção médica imediata.

O Instituto Butantan enfatiza a importância de buscar atendimento médico assim que esses sintomas aparecerem. A tendência é que haja complicações e até mesmo morte dentro de um período de um a dois dias após o surgimento desses sintomas.

Portanto, é crucial estar ciente dos sintomas da dengue grave e procurar ajuda médica imediatamente se eles se manifestarem. A conscientização e a ação rápida podem salvar vidas.