Defesa Civil realiza trabalho preventivo em cachoeira de São Francisco Xavier

Defesa Civil faz trabalho preventivo em cachoeira de S. Francisco
(Foto: Reprodução)

A Defesa Civil de São José dos Campos realiza neste domingo (2), um trabalho educativo e preventivo na cachoeira Pedro David, no distrito de São Francisco Xavier, uma das mais procuradas nessa época do ano.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Os agentes e voluntários da Defesa Civil irão orientar os visitantes da cachoeira sobre os riscos do local, principalmente em caso de mudança repentina no tempo e chegada rápida de chuva forte.

Haverá distribuição de material com alertas do mascote Zé Garoa. Além de observar as condições do tempo e ter conhecimento de como deixar o local rapidamente em caso de necessidade, o visitante deve ter atenção redobrada com crianças e idosos, evitar saltar de locais altos, não mergulhar de cabeça, não ingerir bebida alcoólica, entre outras dicas.

Operação Verão

Desde o início de dezembro, a Defesa Civil colocou em prática a Operação Verão e tem feito ações preventivas com a distribuição da cartilha do Zé Garoa com dicas de proteção em casos de alagamento, inundação e tempestade elétrica.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo 190 (Polícia Militar – Centro de Operações Integradas), que funciona 24 horas.

Cabeça d’água

Um dos maiores riscos para quem frequenta rios e cachoeiras é o fenômeno conhecido como cabeça d’água, causado pelo aumento rápido e repentino do nível de água em rios. Ela ocorre quando uma grande quantidade de chuva cai em partes superiores de uma cachoeira ou ao longo de um curso d’água. Com isso, os banhistas são surpreendidos pela força da água, que sobe rapidamente, e dificulta a saída do corpo hídrico. As cabeças d’água ocorrem principalmente no verão, quando as chuvas são mais fortes.

Saiba mais

Três mulheres morrem após cabeça d’água atingir cachoeira em Lavrinhas

No início da tarde deste domingo (12), três mulheres morreram e uma vítima ficou desaparecida após uma cabeça d’água atingir a cachoeira do Rancho do Zé Neto, em Lavrinhas, em decorrência da forte chuva.

Segundo o CB (Corpo de Bombeiros), haviam várias pessoas, de excursões distintas pelo curso do riacho. Um levantamento de desaparecidos está sendo realizado pela relação dos ônibus. 

Até o momento, foi localizado um corpo de duas mulheres já em óbito, de 22 e 29 anos e uma vítima feminina, de 65 anos, que foi socorrida pela Unidade de Resgate, mas morreu no hospital de Cruzeiro. Além disso, uma pessoa ainda está desaparecida.

De acordo com os bombeiros, 16 pessoas ficaram ilhadas na margem oposta da cachoeira e foram socorridas. Nesta tarde, as equipes do CB fizeram o resgate das pessoas ilhadas e seguem as buscas pela vítima desaparecida nesta segunda-feira (13).