A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo alerta de fortes tempestades para várias regiões do estado, dentre elas a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. As chuvas deverão ser de moderada a alta intensidade e devem se estender até domingo (02), podendo provocar pontos de alagamento em várias cidades da região.
As chuvas podem vir seguidas por raios, vento e granizo. Nas últimas semanas, cidades do Vale como Taubaté, Monteiro Lobato e São José dos Campos registraram um grande volume de chuvas e alguns pontos, destes municípios, apresentaram alagamento e até deslizamentos de terra.
A Rodovia Monteiro Lobato (SP-050) teve pontos de interdições parciais após deslizamentos de terra ocorridos em decorrência da forte chuva que atingiu a região na segunda-feira (27). Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalharam para liberar os pontos o que só aconteceu no fim de ontem. No entanto, na manhã desta quarta-feira (29), a rodovia apresentou novo ponto de interdição devido nova queda de barreira na altura do km 142,3. O tráfego flui por sistema “pare e siga” no local.
A Defesa Civil alertou que diante do cenário de solo encharcado e com previsão de mais chuvas, os riscos de alagamento e deslizamentos se intensificam.
“Fique atento aos sinais, como inclinação de postes e árvores ou aparecimento de rachaduras e trincas nas paredes e muros. Jamais enfrente áreas de enxurrada”, alertou o tenente Roncatto, da Polícia Militar, em vídeo divulgado pela Defesa Civil na noite de ontem (28).
A Pasta reforça ainda que em caso de emergências, os moradores podem ligar no disque 199 da Defesa Civil do Estado ou no 193 Corpo de Bombeiros.