Criança de cinco anos morre afogada em piscina residencial em Caraguatatuba

Caraguatatuba
O caso foi registrado como morte suspeita na Delegacia Policial de Caraguatatuba. (Foto: Reprodução/Samu)

Um menino de cinco anos morreu afogado em uma piscina residêncial localizada no bairro Parque Balneário Maria Helena, em Caraguatatuba, na tarde de domingo (29).

De acordo com o boletim de ocorrência, a criança foi encontrada submersa na piscina da casa onde estava sob os cuidados do pai biológico. Ele relatou à polícia que havia buscado o filho pela manhã e, após levá-lo à feira, seguiu com ele para a casa onde reside com a filha e o genro. Após o almoço, os dois subiram para o andar superior.

Segundo o depoimento, a criança desceu sozinha enquanto o pai ‘possivelmente cochilava’. Ele foi acordado pelo neto de oito anos, que o alertou sobre a presença do menino na piscina. O pai tentou reanimar o filho até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que constatou o óbito ainda no local.

A mãe adotiva da criança, também tia materna e detentora da guarda judicial, informou que o menino estava em acompanhamento psiquiátrico e psicoterápico, com suspeita de autismo, e que tinha pânico de água, seja piscina ou mar.

O dono do imóvel, o tio da criança de cinco anos, afirmou que estava no andar superior da residência dormindo com o seu filho e só soube do ocorrido quando foi avisado pela criança. A mãe biológica do menino de cinco anos declarou não ter a guarda, mas diz manter vínculo com o filho. Ela também confirmou o medo que ele tinha de água e disse acreditar em um acidente.

A residência não possui câmeras de segurança e, segundo os relatos iniciais, o corpo da criança não apresentava sinais aparentes de violência. O local foi preservado pela Polícia Militar até a chegada da equipe de perícia técnica.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame necroscópico. A Polícia Civil aguarda os laudos periciais para avaliar a necessidade de abertura de inquérito policial. O caso foi registrado como morte suspeita.

Leia também: Corpo de homem é encontro em alto-mar na praia Martim de Sá em Caraguatatuba