Covid-19: Prefeitura de Pinda suspende retomada das aulas presenciais na rede municipal

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Pindamonhangaba)

A Prefeitura de Pindamonhangaba decidiu, no último domingo (6), adiar o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. De acordo com uma avaliação realizada pela Secretaria de Educação, os efeitos da pandemia atrapalham o planejamento, obrigando tomada de novas medidas a todo momento.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo a administração, toda a estrutura era planejada para o retorno dos alunos, de forma escalonada e não obrigatória, para 21 e 22 de junho. A retomada marcaria fim a um período de mais de um ano sem aulas presenciais na rede municipal.  A pasta chegou a realizar uma consulta junto aos pais e responsáveis dos alunos do ‘Ensino Fundamental I’, onde foi constatado que mais de 70% desejavam o retorno das aulas presenciais. No entanto, devido a situação de momento da pandemia na cidade, não haverá a retomada.

A Prefeitura informou à CBN Vale que ‘novos programas estão sendo preparados para oferecer soluções que aumentem cada vez mais a segurança sanitária e a qualidade da educação’, e disse ainda que ‘definirá em breve uma nova data de retorno’. Até a última atualização, Pinda tinha 14.402 casos confirmados de Covid-19 e 321 óbitos, com 73% de ocupação dos leitos da UTI pública, 100% na UTI privada e 82% nos leitos de enfermaria de hospitais públicos e privados.

Mais suspensão

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Educação, informou que as aulas da Rede Municipal de Ensino voltam a acontecer de forma remota a partir desta segunda-feira (7). A decisão foi tomada devido à atual situação da pandemia do Covid-19 na cidade.

A Secretaria de Educação decidiu suspender as aulas presenciais, em respeito aos protocolos sanitários vigentes, de distanciamento social e demais medidas de segurança. O horário de funcionamento das unidades escolares de ensino infantil, fundamental e médio, a distribuição das marmitas e a entrega de materiais pedagógicos não sofrerão alteração.

De acordo com a Prefeitura, as unidades escolares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio vão disponibilizar aos estudantes atividades remotas e plantão de dúvidas para o início do segundo trimestre letivo. O plantão de dúvidas será presencial e limitado a 35% da capacidade de alunos, no período de 3 horas/aulas, preferencialmente para os alunos com dificuldades de aprendizagem e que não têm acesso a internet.