Conselho Municipal de São José apresenta demandas para pessoas com deficiência

PCD

presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD) de SJC, Robson Souza
Foto: CBN Vale

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São José dos Campos foi criado no ano de 2003 com o objetivo de acompanhar, controlar e avaliar as Políticas Públicas no âmbito municipal de inclusão e defesa dos direitos da PCD (Pessoa com Deficiência).

Fazem parte do conselho representantes do Poder Público e da Sociedade Civil e as reuniões do órgão acontecem todas as primeiras quartas-feiras de cada mês, no Centro da Juventude, no Parque Industrial, zona sul de São José dos Campos.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SJC, Robson Souza, participou nesta terça-feira (23) do jornal CBN Vale 1ª Edição e elencou uma série de ações que poderiam ser desenvolvidas com o objetivo de dar uma melhor qualidade, principalmente, para acessibilidade e mobilidade para as pessoas com deficiência.

De acordo com Robson Souza, o transporte público em São José dos Campos possui ônibus totalmente adaptados para o público PCD, mas a cidade necessita de melhorias em toda infra estrutura, pois ele só pode ser considerado totalmente inclusivo quando os demais itens (como rodoviárias, pontos de ônibus e calçadas, entre outros), estiverem totalmente de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão.

Foto: Paulo Lima

Robson Souza também afirmou que outro obstáculo que o grupo PCD encontra vem da própria sociedade, que em determinado momento se esquece que a pessoa com deficiência tem os mesmos direitos e necessita ser respeitado e visto de maneira igualitária pela população.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SJC, o tema necessita cada vez mais de divulgação para que haja uma maior mobilização de todos os setores para atender a demanda PCD.