Confira o que é Fato ou Fake na entrevista de Ciro Gomes ao JN

Ciro Gomes sendo entrevistado no JN. G1 analisou o que á fato ou fake em sua entevista
(Imagem: Reprodução) fato ou fake

Ciro Gomes (PDT), candidato à presidência da república, concedeu entrevista ao Jornal Nacional (JN), da TV Globo, na noite dessa terça-feira (23). A equipe do Fato ou Fake do G1, apurou alguns dos principais trechos citados pelo candidato, e com isso, foi possível analisar a veracidade de suas declarações.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A seguir, algumas de suas principais falas e a análise dos fatos:

“33 milhões de pessoas estão com fome e 120 [milhões] não fizeram as três refeições hoje.”

A afirmação é FATO.

Segundo o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, divulgado em junho, 33,1 milhões de brasileiros passam fome atualmente, situação semelhante ocorrida no país há cerca de 30 anos. Outros 125,2 milhões de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar. O número corresponde a mais da metade (58,7%) da população do país.

“Fortaleza não tem mais áreas de risco.”

A afirmação é FAKE.

A fala de Ciro Gomes não é verdade porque, segundo o próprio site da prefeitura de Fortaleza, a cidade possui 89 áreas de risco, onde moram 21.345 famílias. A Defesa Civil considera área de risco os territórios que podem ameaçar a segurança dos moradores, devido a sua vulnerabilidade.

“[Fui] O mais popular governador do Brasil.”

A informação também é FATO.

Ciro Gomes deixou o governo do Ceará em setembro de 1994 com aprovação de 74%, a melhor entre os doze estados consultados em levantamento do Datafolha à época. Na pesquisa, 18% avaliavam o governo de Ciro como regular e 5% consideravam a gestão ruim.

“Você, indeciso, sabe quantos [são] vocês? Mais da metade da população.”

 A afirmação também é FAKE.

Segundo a última pesquisa Ipec, divulgada em 15 de agosto, o número de indecisos era de 7% do total, no primeiro turno em pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores). Já 77% dos eleitores estavam totalmente decididos sobre o voto para presidente em outubro de 2022.

Na pesquisa estimulada da DataFolha em 18 de agosto, 2% dos eleitores estavam indecisos, no primeiro turno. O estudo  também indicou que 75% dos eleitores estão decididos sobre o voto.