Companhia SkyWest compra 60 aeronaves E175 da Embraer por US$ 3,6 bi

Em 2013, a SkyWest já havia adquirido 100 jatos E175 da Embraer
Em 2013, a SkyWest já havia adquirido 100 jatos E175 da Embraer. Foto: Reprodução

A Embraer anunciou nesta quarta-feira (18), durante o Paris Air Show, um pedido firme de 60 aeronaves E175 para a companhia aérea norte-americana SkyWest, no valor total de US$ 3,6 bilhões (aproximadamente R$ 19,8 bilhões, com base na cotação de R$ 5,49).

Os jatos serão produzidos na unidade industrial de São José dos Campos e as entregas estão programadas para começar em 2027. Este pedido será incluído na carteira da Embraer ainda no segundo trimestre de 2025 e reforça a posição da SkyWest como a ‘maior operadora mundial de E-Jets’.

A Embraer mantém a produção do E175 voltada especialmente para o mercado norte-americano, onde a aeronave atende à chamada ‘scope clause’, que limita peso e capacidade em voos regionais.

A parceria com a Embraer remonta a de 1986, quando a SkyWest adquiriu cinco unidades do EMB-120 Brasília. Em 2013, a companhia já havia adquirido 100 jatos E175.

Acordo com as forças armadas da Holanda

Além da SkyWest, a Embraer firmou um acordo com o governo da Holanda para o fornecimento de um Sistema de Evacuação Aeromédica avançado para a frota de aeronaves C-390 Millennium da Força Aérea Real Holandesa. O contrato, assinado também durante o Paris Air Show, inclui uma encomenda firme e sete opções adicionais de compra.

O acordo foi oficializado pelo Vice-Almirante Jan Willem Hartman, Comandante do Comando de Material e TI da Força Aérea Holandesa e por Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

No centro da nova capacidade está um módulo aeromédico roll-on/roll-off, que transforma a aeronave em uma instalação médica aérea. Trata-se de uma unidade autônoma e transportável, com recursos similares aos de um hospital, apta a oferecer suporte vital completo e transporte seguro até mesmo de pacientes infectados — protegendo a tripulação e os profissionais de saúde envolvidos na missão.

Segundo a Embraer, todos os componentes do sistema foram desenvolvidos para serem totalmente compatíveis com o Sistema de Manuseio de Carga (CHS) do C-390, permitindo embarque e desembarque rápidos pela rampa traseira da aeronave.

A versão KC-390, equipada com sistema de reabastecimento em voo, já demonstrou capacidade tanto como aeronave reabastecedora quanto como receptora de combustível.

Com índices superiores a 99% de conclusão de missão e uma taxa de disponibilidade de 93%, o C-390 se consolida como uma das principais aeronaves de transporte militar médio do mercado global.