Comércio na RMVale deve crescer 7% com festas juninas

Festas juninas aumentam as vendas nas lojas da RMVale
Foto: Divulgação / Sincovat

As festas juninas já começaram e, neste mês de junho, devem impulsionar o comércio na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale). De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), as vendas devem crescer 7% neste período, em comparação com o mesmo mês de 2024.

Os setores mais beneficiados serão os supermercados, que vendem milho, amendoim, leite de coco, pipoca, doces e ervas para o quentão, assim como as lojas de doces, que comercializam paçoca, pé de moleque e outros quitutes. Além disso, as lojas de fantasia, vestuário, calçados, artigos de festa e papelaria também serão beneficiadas pelas festividades.

Portanto, os números estão sendo vistos como uma importante injeção na economia da região. Dan Guinsburg, presidente do Sincovat, destaca que as festas vêm aumentando o envolvimento nas comunidades, nas escolas, nas igrejas e nas reuniões de família. Ele ainda ressalta que os lojistas vêm se adaptando às circunstâncias, enfeitando suas vitrines, distribuindo pipocas ou paçocas e compartilhando nas redes sociais mensagens junto com imagens que remetem às festividades.

Atenção com os preços – Festas juninas

Ainda assim, o Sincovat revela que os produtos vêm mostrando variações de preço que estão tanto para cima quanto para baixo. Por um lado, o milho ficou apenas 0,82% mais caro, enquanto o fubá caiu 4,24%. Por outro, o leite condensado subiu 8,01% e o leite de coco aumentou 6,83%. Outros produtos, como o arroz, que caiu 12,07%, ajudam a minimizar o impacto nas compras. Como resultado, é importante que os consumidores pesquisem para encontrar os melhores descontos nas prateleiras.