Com mais de mil câmeras de monitoramento, São José apresenta Centro de Segurança Integrada (CSI)

(Foto: Rayssa Marine/CBN Vale)

Durante reunião do programa ‘São José Unida’, que conta com representantes das forças de segurança da cidade, a Prefeitura apresentou o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), que deve contar com 1.000 câmeras para monitoramento em todas as regiões do município e em locais com maiores índices de violência.

• Leia mais notícias da região clicando aqui 

Esse sistema possui reconhecimento facial, rastreamento de pessoas, objetos e veículos e detecção de movimento, entre outras tecnologias modernas de videomonitoramento.

Bruno Henrique dos Santos, secretário de Proteção ao Cidadão e responsável pelo setor, revela que até junho, o centro deve começar a operar atendendo ocorrências e monitorando a cidade. Para o efetivo, também estão previstas novas contratações.(Confira a reportagem no final do texto)

No programa, segundo informa o prefeito Felício Ramuth (PSDB), incluem propostas como alojamento para o Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia), ampliação da atividade delegada e outros.

(Foto: Rayssa Marine/CBN Vale)

Estatísticas

Felício Ramuth revela que o programa já vem surtindo efeito na cidade, com queda nos indicadores de criminalidade. Como, por exemplo, a redução de 37% no número de furtos, queda de 57% em roubos e casos de homicídios caíram 54% em 2020.

De acordo com Dr. Múcio Matos Monteiro de Alvarenga, responsável pelo DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), o projeto vai ajudar no combate ao crime na cidade, principalmente utilizando tecnologia na identificação de criminosos.

(Foto: Rayssa Marine/CBN Vale)

O programa tem custo de R$ 39,3 milhões e envolve os principais representantes das forças de segurança, como Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), agentes de Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Polícias Militar e Civil, Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental e Detran-SP.

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo: