Com baixas temperaturas, prefeitura de São José intensifica atendimento a moradores de rua

Com baixas temperaturas, prefeitura de São José intensifica atendimento a moradores de rua
(Foto: Adenir Britto/PMSJC)

A previsão do tempo aponta que as noites e madrugadas de julho serão de temperaturas baixas pela região, não passando dos 10ºC e a maior preocupação é com relação a pessoas em situação de rua. Em São José dos Campos para garantir acolhimento, a Prefeitura intensificou o atendimento e a conscientização dessa população na cidade.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo Antero Baraldo, secretário de Apoio Social ao Cidadão, as medidas vem sendo tomadas desde o começo de junho. Além da ampliação no número de vagas dos abrigos, que chegam a 300, foram feitos também investimentos nas equipes das rondas sociais, que contam com 12 funcionários que circulam diariamente por todas as regiões da cidade.(ouça a reportagem ao final do texto)

Atualmente, o município conta com seis abrigos preparados para atender às pessoas em situação de rua, entre eles, três abrigos masculinos, Feminino e LGBT, Viva Famílias e Indivíduo e AVD (Atividade de Vida Diária), dedicado a pessoas que apresentem alguma dificuldade para as atividades cotidianas. 

O serviço, que funciona 24h por dia, tem como principal objetivo convencer a pessoa em situação de rua para que aceite o acolhimento. O secretário de Apoio Social revela que muitos não aceitam o atendimento por causa dos cães e gatos que acompanham o morador de rua. No entanto, Baraldo salienta que a prefeitura possui canis e gatis nos abrigos para acolher também os animais. 

As equipes levam somente os que aceitam ser levados para os abrigos. O serviço também oferece reinserção familiar e recâmbio à cidade de origem. Nesse caso, o benefício só é concedido após o contato com a família e avaliação do município de destino. 

De acordo com o secretário, a população também pode contribuir para melhoria de vida das pessoas em situação de rua acionando o serviço 153 e desestimulando a permanência delas nas condições de rua, evitando dar esmolas.

Confira a reportagem clicando no player abaixo: