Coleta de lixo em Pindamonhangaba é paralisada

Serviço da coleta de lixo em Pindamonhangaba
Serviço da coleta de lixo em Pindamonhangaba. Foto: PMP

A coleta de lixo de Pindamonhangaba foi paralisada nesta quinta-feira (26) após funcionários descobrirem que o contrato da atual da empresa responsável com a Prefeitura terminará na próxima semana. O receio dos trabalhadores é de que os empregos não sejam mantidos.

Segundo informações preliminares, os trabalhadores exigem que as verbas rescisórias e outros direitos sejam acertados para que ninguém seja prejudicado em meio a essa transição. Além disso, três opções teriam sido oferecidas aos trabalhadores: pedir demissão, ser mandado embora ou fazer um acordo. Um total de 200 trabalhadores podem ser atingidos por essas medidas.

A empresa atual agendou uma reunião nesta quinta-feira (26) com os funcionários para tratar da transição. A expectativa é de que o serviço na cidade seja retomado o mais rápido possível.

Entenda a troca

A partir da próxima quarta-feira (2), a empresa Sistemma Serviços Urbanos será a nova responsável pela coleta e destinação do lixo em Pindamonhangaba. A mudança ocorre por meio de contratação emergencial, após a empresa Renovar Saneamento (que prestava o serviço na cidade desde 2022) não apresentar a documentação exigida para renovação do contrato, que se encerra no dia 1º de julho.

Apesar da troca de operadora, a Prefeitura garantiu que os serviços vão seguir normalmente para a população, sem alterações nos dias, horários ou valores da coleta de resíduos.

Em relação aos trabalhadores, a nova empresa já sinalizou a intenção de contratar os profissionais que já atuam na Renovar Saneamento, preservando os postos de trabalho e a continuidade operacional no município.

A Prefeitura de Pindamonhangaba também informou que já iniciou um novo processo licitatório para a contratação definitiva da empresa que ficará responsável pelo serviço no município.

A Sistemma Serviços Urbanos atua em serviços de limpeza urbana em diversas cidades brasileiras, incluindo capitais e grandes centros como Belo Horizonte (MG), Londrina (PR) e Anápolis (GO).

Em Pindamonhangaba, a empresa será responsável pela coleta de aproximadamente 3.200 toneladas de lixo por mês — número que pode chegar a 3.757 toneladas, conforme estabelecido em contrato.