Chuvas intensas em Ubatuba e Caraguatatuba causam estragos e desabrigam famílias

Queda de barreira na SP-125. Chuvas intensas em Ubatuba e Caraguatatuba causam estragos e desabrigam famílias
(Foto: Defesa Civil de SP/SP-125)            Ubatuba e Caraguatatuba

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um boletim na manhã desta quinta-feira (7), relatando ocorrências significativas devido às fortes chuvas que atingiram o litoral norte do estado nas últimas 24 horas.

Em Ubatuba, foram registrados 256mm de chuva, enquanto Caraguatatuba recebeu 84mm. A intensidade e a duração da chuva em Ubatuba resultaram em uma série de incidentes, incluindo o extravasamento de rios, deslizamentos de terra, quedas de árvores e muros.

No bairro Taquaral, o rio Angeli transbordou, causando alagamentos em vias públicas e residências. Quatro famílias, totalizando treze pessoas, foram desabrigadas e encaminhadas para um abrigo temporário na Escola José de Souza Simeão. A Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade do município estão prestando auxílio às famílias afetadas.

Além disso, o rio Colônia de Férias também transbordou, deixando os moradores do bairro Colônia de Férias isolados até que o nível da água baixasse. No mesmo bairro, um muro de um galpão desabou, mas, felizmente, não houve vítimas.

árvore caída na sp-125.
(Foto: Defesa Civil deSP)

Na Rodovia Osvaldo Cruz (SP-125), um funcionário da SABESP ficou ilhado e foi resgatado ileso pela equipe da Defesa Civil. Além disso, parte de um muro de proteção da via caiu sobre a encosta no Km 83. Entre os Km 78 e 88, trecho de serra, ocorreram deslizamentos de terra, rocha e queda de árvores, causando a interdição total do local. Equipes do DER estão auxiliando na sinalização e desvios alternativos.

Na manhã desta quinta-feira, equipes da Defesa Civil Municipal e o engenheiro do município realizarão uma avaliação e vistoria na área afetada. Também foram registradas quedas de cinco árvores, uma delas caiu sobre um carrinho de lanche na Rua Conceição, 1231 – Umuarama. Outra árvore caiu no Km 47 da Rodovia Rio Santos (SP-055), sendo removida e liberada a via pelos agentes da Defesa Civil. Três árvores caíram sobre a fiação elétrica na Estrada Monte Valério, entre as zonas Oeste e Sul, onde a via permanece totalmente interditada, aguardando apoio da Companhia de Neonergia Elektro para iniciar a remoção.

Os agentes da Defesa Civil permanecem monitorando as áreas de risco e auxiliando os munícipes. A situação ainda é de alerta e a população deve seguir as orientações das autoridades.

Caraguatatuba

Caraguatatuba também foi atingida por chuvas intensas e rajadas de vento, causando alagamentos e transbordamento de rios. A Defesa Civil Municipal atuou com equipes para reestabelecer a normalidade na região.

As bacias dos rios Santos, Santo Antônio e Guaxinduba transbordaram, ocasionando alagamentos em suas vias adjacentes. Os bairros Rio do Ouro, Caputera, Casa Branca, Olaria, Martin de Sá, Cantagalo e Cidade Jardim foram afetados por pontos de alagamento temporários. No entanto, todos os locais já tiveram o escoamento das águas.

Aproximadamente duzentas residências foram afetadas pelas chuvas. Duas pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para o abrigo provisório Instituto Restitui, localizado na Avenida Antônio Francisco Paschoal Peliciari, 955 – Canta Galo. Após a realização de limpeza, as demais residências foram liberadas e os moradores puderam retornar às suas casas.

Agentes da Defesa Civil permanecem em campo prestando apoio aos munícipes afetados.

Previsão do Tempo – Ubatuba e Caraguatatuba

Para esta quinta-feira (07), a previsão é de que o dia amanheça com nebulosidade variável em todo o Estado de São Paulo, e a tendência é de que permaneça nestas condições durante toda a manhã, segundo a Defesa Civil de SP. No decorrer do dia, mesmo após o afastamento do sistema meteorológico que atuava sobre a região, ainda haverá instabilidade atmosférica que deve condicionar a ocorrência de pancadas de chuva em todo o Estado, principalmente nas regiões que fazem divisa com o Estado de Minas Gerais, onde há indicativo de chuva mais expressiva.

Essas pancadas de chuva devem ser seguidas por descargas elétricas e rajadas de ventos. Além disso, os termômetros devem subir gradativamente e a sensação de calor deve predominar. Não há indicativo para acumulados diários expressivos, contudo, diante dos episódios de chuva dos últimos dias, possíveis transtornos não devem ser descartados.