CBN Vale entrevista Jhonis Santos, Secretário de Educação e Cidadania de São José

São José inova com 'Cidade da Educação
(Foto: PMSJC)

No último dia 13 de dezembro, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania anunciou a criação da Cidade da Educação, um complexo que irá consolidar a gestão educacional com o objetivo de oferecer um ensino de excelência na rede municipal.
Ao todo serão investidos cerca de R$ 250 milhões em novas escolas, reformas, modernização e novos prédios da Educação, além da conclusão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e a pintura em 29 unidades escolares.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Para conhecermos detalhes sobre essa importante iniciativa, a Rádio CBN Vale entrevistou o Secretário de Educação e Cidadania, Jhonis Santos. Ele comentou que o Complexo irá funcionar no antigo prédio da Tcnasa, no Residencial Flamboyant.

Segundo o secretário, esse prédio deverá abrigar a sede administrativa da secretaria, e futuramente, contar com a participação de mais de 570 funcionários das áreas de manutenção, oficina, pedagogia, e compras, por exemplo.

No início do próximo ano letivo, a partir de fevereiro de 2022, três novas escolas estarão abertas para receber alunos, professores e profissionais da pasta.

As novas escolas são: Emef Profª Luiza Maria Cavalcanti Guratti (Setville), Cedin Profª Ana Maria Arruda Pereira (Jd. São José) e a Emef Profª Terezinha Araújo (Santa Hermínia).

Cidade da Educação

O projeto visa unificar os departamentos, programas e projetos da Secretaria nos novos espaços, fomentando a inovação para tornar São José dos Campos uma referência mundial em inovação educacional.

A Cidade da Educação terá um Hub de Inovação na Educação: espaço voltado para soluções educacionais inovadoras que irão melhorar a qualidade do ensino por meio de parcerias, projetos e soluções inovadoras na Educação.

A mudança da nova sede da Educação deve acontecer ao longo do ano de 2022. No espaço da atual sede da Secretaria, na Vila Industrial, será a nova UBS da Vila Industrial e a nova sede da Guarda Civil Municipal.

A Cidade da Educação contará com mais de 42 mil m² de espaço e 10 mil m² de área construída, estacionamento para mais de 300 veículos, 150 câmeras de monitoramento, 46 equipamentos de ar condicionado e infraestrutura de rede completa.