CBN Política Regional: Tudo junto e misturado

CBN Política Regional: Tudo junto e misturado

(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O jornal “O Vale” trouxe neste final de semana uma reportagem dizendo que São José dos Campos tem 12 pré-candidatos a prefeito.

É gente pra mais de metro…

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Mas não se iludam: sendo 10, 11, 12 pré-candidatos, em eleição para Executivo, em especial em eleições municipais, só têm dois lados, governo e oposição. A terceira via não passa de “canto da sereia”, que seduz, muitas vezes, até os marinheiros experientes.

Ledo engano, a eleição municipal é um plebiscito. O governo é bom? Fica o governo. O governo é ruim? Bye-bye, governo. Por isso, em São José dos Campos, com 10, 11, 12 candidatos, a disputa vai ser travada entre o prefeito Anderson Farias e o nome que melhor personificar a oposição.

Aí a batata vai assar: quem será? Nas últimas seis ou sete eleições, o embate sempre foi PSDB e PT. Agora a coisa mudou. O PT perdeu musculatura após o governo Carlinhos Almeida. Difícil “pegar no breu”.

Sobra, contra Anderson, o PSDB, seu partido de origem, desossado, na cidade pelo PSD, graças ao trabalho de Felício Ramuth e Gilberto Kassab.

A questão é: que PSDB vamos ver nas eleições? Ou, traduzindo, o ex-deputado Eduardo Cury será candidato? Mais: vai permanecer no PSDB? Muita gente já coloca o ex-deputado no PL. Se Cury entrar na briga, a disputa complica, difícil igual carregar água em peneira.

Sem Cury, a coisa muda, vira “mamão com açúcar” para Anderson. Aí, o adversário de Anderson passa a ser o próprio Anderson. Traduzindo, é não errar, ou errar pouco, para levar a gestão em “banho-maria” até o Dia D.

Nesse campo, Anderson tem feito muito esforço para trocar os pés pelas mãos. Compra brigas inúteis, perde o foco, se pauta pela temperatura da mídia. Não é o caminho. Mais sensato é “prefeitar”. Resumindo: com Cury, complica; sem ele, só Anderson tira Anderson do Paço. Em eleição, tudo pode acontecer …

Dado o recado, dois fatos merecem registro:

Fato1, um caso que já tratamos aqui, o MP viu possível caso de promoção pessoal de Anderson nas redes e pediu que a Justiça restrinja posts do prefeito.

Fato 2, o PSDB caiu na armadilha e expulsou Alexandre Blanco do partido. Transformou Blanco em vítima e garantiu sua sobrevida. Coisa de amador …

Segue o baile …

CBN Política Regional de 1° de Fevereiro de 2024

Ouça o podcast completo com Hélcio Costa:

*Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões da CBN Vale