CBN Política Regional

Na semana passada eu analisei metade da pesquisa divulgada pelo Grupo Band Vale sobre a corrida eleitoral em São José dos Campos.
Explico: esperta, a Band dividiu a pesquisa em duas e divulgou primeiro a avaliação do governo Anderson Farias (PSD) e, no dia seguinte, quinta-feira à noite, quem está na frente da disputa pelo Paço Municipal. Como falei aqui na quinta de manhã, tratei só de metade da história.
Agora, com a história inteira, fiquei com a pulga atrás da orelha: como um prefeito que tem mais de 70% de aprovação em seu governo “patina” na corrida eleitoral, amargando um segundo lugar, com 21%, bem atrás do líder, o ex-deputado Eduardo Cury (PL), que tem quase 38%? A pergunta que fica é simples: se o governo vai bem, porque o candidato vai mal? A meu ver, existe um divórcio entre os dois.
O governo vai bem aos olhos do cidadão, mas Anderson, enquanto candidato, não espelha o governo. A pauta que Anderson adotou para chamar de sua pode render “likes”, mas não cativa o cidadão. Em eleição municipal, o eleitor quer escolher prefeito, não um “xerife” que vocifera contra a Marcha da Maconha ou a “saidinha” dos presos. Influenciado por Pinky e o Cérebro, Anderson aposta na tese de “menos Mané e mais Brasília”, para fugir da briga com Emanuel Fernandes.
Talvez seja o caso de adotar outra rota, “menos Brasília e mais São José”. O ex-governador Franco Montoro, um dos fundadores do PSDB, dizia, com acerto, que o cidadão mora na cidade, não no Estado ou país. Talvez Anderson tenha esquecido de Montoro na troca do PSDB pelo PSD. Em eleição municipal, interessa a cidade. É menos Marcha da Maconha, menos “xerifão” e mais Educação, Transportes, Saúde, Emprego, coisas do nosso dia a dia.
Anderson aposta na máquina e em Felício Ramuth para virar o jogo. Até aqui, isso não fez diferença. O governo estaciona em 70% de aprovação há um ano e o prefeito não empolga. Talvez seja hora de falar da cidade, sobre a cidade e para a cidade. Ligue o GPS, recalcule a rota e volte para São José dos Campos. A real, não a imaginária, da publicidade oficial.
Segue o baile …
CBN Política Regional de 16 de Maio de 2024
Ouça o podcast completo com Hélcio Costa: