CBN Política Regional: Hélcio Costa comenta sobre nova concessão da via Dutra

Hélcio costa CBN Política
(Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (24), o comentarista do quadro CBN Política Regional, Hélcio Costa, falou ao programa CBN Vale 1ª Edição, sobre a nova concessão da Rodovia Presidente Dutra.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Outro dia fiz um comentário na CBN Vale em cima de uma obra-prima da MPB, “Dois pra lá, dois pra cá”. Agora, estava pensando na nova concessão da Via Dutra e me veio à cabeça “Estrada da Vida”, sucesso na voz de Milionário e José Rico.  

Válida por 30 anos, a nova concessão começou a valer na terça-feira passada e vai ser oficializada nesta sexta-feira (4), em São José dos Campos.

Ela é importantíssima. A primeira, feita quase 30 anos atrás, foi também. Na época, a Dutra estava abandonada. Agora, o modelo mudou (incluindo um trecho da Rio-Santos), mas obras importantes estão previstas pela CCR, que renovou a concessão –faixas adicionais em quase toda Dutra na nossa região, 12 km de marginais de Pinda a Taubaté, além da construção de uma marginal a partir da Pilkington, em Caçapava, até a UNIP, na divisa de São José e Jacareí. Fora pedágio mais barato, isenção para motos, tarifa decrescente, passarelas e viadutos.

Pela importância da Dutra, um golaço. Melhor que isso só o país apostando em outros modais, como o ferroviário, tão prometido e que nunca sai do papel. Esse pacotão oficializado nesta sexta, em São José, conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Tarcísio de Freitas –como parte de uma ofensiva realizada por eles no interior do Estado de olho nas eleições deste ano.

Carioca, radicado em Brasília, Tarcísio é o nome de Bolsonaro ao Palácio dos Bandeirantes. De uma hora para a outra, virou nosso vizinho, com domicílio eleitoral em São José dos Campos.

É um nome forte: aparece nas pesquisas com dois dígitos (acima de 10%) e muita gente aposta que ele vai para o segundo turno, contra um candidato mais à esquerda, talvez Fernando Haddad.

Vai colar? Em política, tudo é possível. Mas a gente só vai saber disso em outubro, com a as urnas abertas. Até lá, Tarcísio, Haddad, Felicio Ramuth, Márcio França, enfim, todos os candidatos estarão na onda de Milionário e José Rico. Lembra? “Nesta longa estrada da vida, vou correndo e não posso parar, na esperança de ser campeão, alcançando o primeiro lugar.”

Pois é, na corrida eleitoral, só um ganha. Quem vai ser? Façam as suas apostas!

Ouça o podcast completo com Hélcio Costa: