CBN Política Regional: Hélcio Costa comenta sobre a visita do governador Rodrigo Garcia no Vale do Paraíba

rodrigo garcia em evento em sjc
(Foto: Marcelo Rocha/CBN VALE)

Nesta quinta-feira (9), o comentarista do quadro CBN Política Regional, Hélcio Costa, falou ao programa CBN Vale 1ª Edição, sobre a visita do Governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) no Vale do Paraíba.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Foi com pompa e circunstância a passagem do governador Rodrigo Garcia pelo Vale do Paraíba, com agendas em São José dos Campos e Taubaté.

Rodrigo Garcia no Vale

Era esperado… Afinal, Rodrigo Garcia sabe que tem na força do cargo –que passou a ocupar há poucos meses– sua maior esperança de sair do pelotão de trás das pesquisas e assumir uma posição de destaque na briga pelo Palácio dos Bandeirantes.

Aí vale quase tudo, menos dedo no olho e puxar cabelo: reunir prefeitos, deputados, vereadores, lideranças e uma claque aguerrida, além de entregar ambulâncias, carros de polícia e assinar convênios com prefeituras de A até Z. Vai dar certo? Aí só as pesquisas e as urnas vão dizer.

Em 2018, quando era governador, Márcio França fez quase igual. A diferença é que ele não tinha dinheiro. Tinha herdado o Estado com os cofres vazios e, assim, muito convênio ficou sem verba e deixou o prefeito com a broxa na mão.

Este ano, o Estado está com as finanças em dia (fruto do governo de João Dória). E o dinheiro tem chegado às prefeituras. Com isso, Rodrigo Garcia viaja pelas 15 Regiões Administrativas do Estado repetindo o enredo. Vamos aguardar as próximas pesquisas.

Falando ainda em pompa e circunstância, bom, esse também deve ser o clima da passagem pela região de Tarcísio de Freitas, o candidato do presidente Jair Bolsonaro ao governo do Estado.

Anote aí: ela vai ocorrer nos  dias 7 e 8, com agendas em São José dos Campos e Taubaté. E, antes, como disse aqui na semana passada, Felicio Ramuth marca presença neste sábado, na Câmara de São José dos Campos, no Encontro Regional do PSD. É a região na rota da sucessão do Estado.

Mas, faltam Fernando Haddad e Márcio França…

Bem, eles devem aparecer aqui logo, logo, mas, antes, Haddad e França têm um “date” marcado para o dia 15, agora, quando deve ser batido o martelo: ficam os dois na briga pelo Palácio dos Bandeirantes ou vai sobrar só Haddad, líder das pesquisas, com França indo em busca de uma vaga no Senado?

Eu só sei uma coisa: os candidatos todos estão em ritmo de festa junina, pulando a fogueira, soltando o rojão e indo atrás da vareta…

E eu, que não vivo de voto, me divirto…

Ouça o podcast completo com Hélcio Costa: “Soltou o rojão? Corre atrás da vareta”