CBN Política Regional: Corrente do Bem

corrente do bem
(Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (15), no quadro CBN Política Regional, o comentarista Hélcio Costa, falou ao programa CBN Vale 1ª Edição, sobre a corrente do bem nas eleições de 2022.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Vou fazer um “meia culpa”, mas que também serve para muita gente: essa campanha eleitoral está tão sanguínea, tão acalorada, que muitas vezes deixamos de falar dos bons exemplos. E, acredite, eles existem e são muitos.

Um bom exemplo é o esforço com que entidades, grupos e veículos de comunicação têm se lançado na defesa da eleição de uma bancada maior de deputados a partir das eleições de outubro. Em uma ação conjunta, da qual faz parte a ACI de São José dos Campos (Associação Comercial e Industrial), foi lançada a campanha “Voto que Vale”, sobre a qual já falamos aqui.

Corrente do bem

Ela defende o voto preferencial em candidatos da região nas eleições legislativas. E, olha, candidato não falta: são mais de 150 nomes. Será que não dá para escolher dois, um a federal, outro a estadual?

Mais bacana é que essa não é uma ação isolada. Ontem, por exemplo, participei, na plateia, de um encontro com candidatos a deputado promovido por diversas entidades ligadas à construção civil –Aconvap, Secovi-SP, Aelo, Asseivap e AEA, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos.

Foram convidados diversos candidatos e 10 compareceram e foram sabatinados –Eduardo Cury, Hélio Nishimoto, Vágner Balieiro, Vinícius Marchese e Ricardo Nakagawa, candidatos a deputado federal; Fernando Pettit, Juvenil Silvério, Sérgio Victor e Doutor Élton, candidatos a deputado estadual.

Boa iniciativa para uma corrente do bem. Reuniu candidatos de diversas tendências políticas. E têm outras iniciativas tão boas quanto indo nessa direção, a direção do debate e da boa política, feita na base da conversa, da troca de ideias, do diálogo entre opostos. A todas elas, parabéns.

Polêmicas

A semana teve duas polêmicas, uma séria, outra folclórica. A séria é a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de cassar o mandato de vereador do Doutor Elton por infidelidade partidária, por ele ter trocado o MDB pelo PSC para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa. Elton avisou que não vai recorrer. Pelo jeito, confia em sua eleição a deputado.

A polêmica folclórica é saber se Felicio Ramuth levou ou não uma bronca da segurança da TV Cultura por ter assobiado durante debate com os candidatos a governador do Estado, terça-feira à noite. Notícia do UOL diz que sim, Felicio jura que não. “Nem assobiar eu sei”, me garantiu ontem o ex-prefeito, candidato a vice-governador na chapa de Tarcísio de Freitas.

Ouça o podcast completo com Hélcio Costa: