CBN Mercado de Trabalho: Projeto de mentoria para ingresso ao mercado de trabalho abre mais de 200 vagas com foco no Vale do Paraíba

CBN Mercado de Trabalho: Projeto de mentoria para ingresso ao mercado de trabalho abre mais de 200 vagas com foco no Vale do Paraíba
CBN Mercado de Trabalho: Projeto de mentoria para ingresso ao mercado de trabalho abre mais de 200 vagas com foco no Vale do Paraíba

Com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico por meio da equidade de oportunidades, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está apoiando a segunda turma do projeto PlugaJobs, realizado pelo Instituto Nacional de Apoio ao Empreendedorismo e Empregabilidade (INAEE), de mentorias para ingresso e permanência no mercado de trabalho de moradores do Vale do Paraíba. Karla Clarinda falou mais sobre esse assunto no Jornal CBN Vale 1ª Edição desta segunda-feira (22).

O projeto visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e incentivar o aprimoramento das chamadas softs skills, habilidades comportamentais, que envolvem personalidade e capacidades emocionais e sociais, criação de currículo estratégico e assertivo além de possibilitar a conexão com empresas da região para futuros processos seletivos. Para concorrer a uma das vagas disponíveis, é necessário atender aos seguintes pré-requisitos: ter mais de 16 anos, estar desempregado, morar em uma das cidades do Vale do Paraíba e possuir renda per capita familiar menor ou igual a R$ 637,00. As inscrições estão abertas até o preenchimento das 210 vagas e podem ser feitas, gratuitamente, por meio do link https://suzano.plugajobs.app/cadastro.

“A Suzano assumiu o compromisso de ajudar a tirar mais de 200 mil pessoas da linha da pobreza, em áreas de atuação da empresa, até 2030. Por meio de mentorias e o ingresso no mercado de trabalho esse projeto possibilita geração de renda e que as pessoas possam progredir na carreira escolhida. Por isso, apoiamos essa iniciativa que também está em linha com nosso direcionador que diz ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e irá proporcionar tanto desenvolvimento pessoal como profissional aos participantes”, destaca Adriano Martins, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

A primeira turma, que iniciou em 2023 e terminará no fim do primeiro semestre de 2024, está beneficiando 86 pessoas. Desse total, 32 pessoas já foram reinseridas no mercado de trabalho. Uma das “mentoradas” é a vendedora Tainara Pereira do Carmo, de 26 anos. Ela comenta que os treinamentos e mentorias do PlugaJobs deram mais objetividade no momento de pensar na carreira e mais confiança na hora das entrevistas. “Com o projeto mudei as perspectivas para pensar com mais clareza nas propostas que aparecem. Estou mais consciente de qual direcionamento tomar na minha profissão e quais objetivos perseguir. Com o projeto eu consigo me comunicar melhor sobre as minhas habilidades e consegui um emprego em uma empresa da região de Jacareí na área de logística por meio do direcionamento que tive. O projeto me ajudou a organizar e planejar meus objetivos profissionais e individuais, de forma mais clara e objetiva”, revela Tainara.

Crescimento profissional projeto abre

Karla Clarinda, idealizadora do PlugaJobs, ressalta a importância da mentoria para o desenvolvimento das habilidades comportamentais. “Boa parte de empresas se preocupam com o currículo na hora de formação, mas são por questões comportamentais que as pessoas acabam sendo demitidas. Nosso objetivo com essa mentoria de vida e carreira é que os participantes compreendam seus pontos fortes e pontos a serem melhorados, e possam trilhar sua jornada profissional com mais clareza”, completa Karla.

Segundo ela, as soft skills são habilidades mais difíceis de serem identificadas por estarem relacionadas às experiências próprias, cultura, criação e educação. Karla Clarinda ainda cita que alguns estudos apontam que nove em cada dez profissionais são contratados(as) pelo perfil técnico e demitidos(as) pelo comportamento.

As mentorias do PlugaJobs serão realizadas de forma online. Nesses encontros, os(as) participantes irão receber orientações sobre plano de carreira, trabalho em grupo, organização, comportamentos, inteligência emocional no ambiente de trabalho e até mesmo dicas e treinamentos sobre como se comportar em um processo seletivo, trabalhando ainda a autoestima de alunos e alunas.

O projeto PlugaJobs do instituto Inaee nasceu em 2015 com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas ao mercado de trabalho. A iniciativa ganhou força em 2019 devido à pandemia de covid19, em que muitas pessoas buscaram qualificações e mentorias sobre carreira e mercado de trabalho. Nos municípios da região do Vale do Paraíba, a iniciativa teve início em julho/2023.

Karla Clarinda – Estrategista em recolocação profissional –Recolokey / Plugajobs

*Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões da CBN Vale