CBN Inovação: única empresa do país a fabricar balões de telemetria está em São José dos Campos

Agliberto Chagas comenta sobre a Altave, empresa de São José que produz Balões Cativos
(Foto: CBN VALE)

São José dos Campos é um verdadeiro celeiro de Startups, e a prova disso fez parte do tema abordado no quadro CBN Vale Inovação com Agliberto Chagas, desta terça-feira (11), que apresentou a empresa ALTAVE, única Cia no país que produz balões de comunicação de telemetria.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Em 2011, quando ninguém pensava em produção de balões cativos no Brasil, os engenheiros recém-formados Bruno Avena de Azevedo e Leonardo Mendes Nogueira fundaram a ALTAVE em São José dos Campos, SP.
O significado de balão cativo, é decorrente da exclusiva utilização desse artefato para uma determinada missão ou operação.

Nos primeiros três anos, a ALTAVE contou com parcerias, investidores anjo e auxílio de governo para desenvolvimento de hardware. Em 2014 conquistou seu primeiro grande contrato, para as Olimpíadas Rio 2016.

Após a experiência bem-sucedida no maior evento esportivo do mundo, a ALTAVE firmou acordos junto à iniciativa privada e remodelou planejamento de atuação.

No início concentrada em hardware, hoje a empresa entrega solução completa de prestação de serviços, com destaque para o software Harpia – responsável por emitir alertas com ajuda de inteligência artificial.

A ALTAVE também se tornou empresa brasileira credenciada como Empresa Estratégica de Defesa (EED), com tecnológica de aeróstato patenteada no Brasil e no exterior.

Resumidamente, numa operação de defesa em determinada região, por exemplo, o balão cativo sobrevoa a área estratégica, e com o sinal emitido por ele, as forças de segurança conseguem esse suporte de comunicação, ou seja, a transmissão de dados (internet) e imagem.

O equipamento também pode ser utilizado em ações da Defesa Civil para o atendimento em áreas de difícil acesso e restrito de sinal de internet e telefonia.

Mais tarde, obteve a marcação CE, um selo que atesta a qualidade do produto da empresa joseense e a liberava para comercializar produtos em toda União Europeia.

Esse é um típico exemplo de inovação, segundo Agliberto Chagas, de pessoas que identificaram uma necessidade, trabalharam a oportunidade e hoje, comercializam para o mundo todo um serviço de extrema importância e urgência.

Quem quiser saber mais sobre o tema, basta acessar o site www.altave.com.br/m/

Ouça o podcast completo com Agliberto Chagas: