CBN Economia: Temporada de alta do Leite e seus derivados está terminando?

Garrafa de leite ao lado de pessoa analisando gráficos de vendas. Alta do leite
(Foto: Reprodução/alta do leite)

O colunista José Joaquim do Nascimento, do quadro CBN Economia, em seu comentário nessa quarta-feira (5), fez uma análise sobre os fatores que influenciam na formação do preço do leite, um dos principais itens da cesta básica dos brasileiros. Confira!

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Um dos destaques principais da queda dos preços (inflação) vem do Leite que após uma alta de mais de 54,09% até o meio do ano, inverteu o  comportamento em setembro, trazendo um alento para os consumidores,  já que seu preço caiu em setembro, – 13,75% (NUPES/UNITAU).

O aumento do preço do leite e dos seus derivados tem sido consequência da piora na qualidade das pastagens a partir da chegada dos meses mais frios e secos que prejudicam este alimento para os rebanos e, com isto, a necessidade de complementação da alimentação animal com ração, aumentaram os custos de produção e, consequentemente, os preços aos consumidores.  De acordo com Scot consultoria, entidade especializada no mercado do leite, dentre os fatores que responderam também para os  aumentos estão abaixo na tabela.

Tabela que mostra dados sobre a alta do leite
(Foto: Reprodução)

Do lado das rações, a quebra de produção na safra de verão não se restringiu apenas ao milho e à soja, que junto das pastagens afetadas, principalmente no Centro-Sul do país, acentuaram também  o aumento dos custos totais.

Mas temos um alento, pois os custos de produção passaram a pesar relativamente menos após setembro, uma vez que o ritmo acelerado e, a boa produção do milho e da soja fizeram com que os preços atingissem os menores  patamares em doze meses e assim deverá persistir até meados de novembro (entressafra no país).

Fatores externos reduzindo os preços das commodities agrícolas e o desempenho da produção local podem por fim à temporada de alta de um produto tão importante que é o leite, pois já passou da hora de maior fartura deste produto que está na base da alimentação da maioria das pessoas.

Ouça o podcast completo com José Joaquim do Nascimento: