Câmara de São José aprova moção de apoio aos trabalhadores da Avibras

Câmara de São José aprova moção de apoio aos trabalhadores da Avibras
Câmara de São José aprova moção de apoio aos trabalhadores da Avibras. Foto: SindiMetalSJC

A  Câmara Municipal de São José dos Campos, em sessão ordinária desta terça-feira (17), aprovou, por unanimidade, requerimento que encaminha moção de apoio e solidariedade aos trabalhadores da Avibras que estão em greve a mais de 20 meses por falta de salário.

A indústria bélica com sede em Jacareí está em processo de recuperação judicial e planejava a venda para um investidor brasileiro que desistiu da compra no último dia (09), em decorrência do descumprimento das condições para o fechamento do negócio. As negociações começaram no último dia 25 de outubro.

A crise na Avibras e a situação dos trabalhadores, que estão há 20 meses sem salário, foi relatada pelo Sindicato aos vereadores, em protesto no dia 10 na Câmara. Na ocasião, dirigentes sindicais cobraram dos parlamentares apoio à luta dos trabalhadores o que motivou a moção de apoio de autoria da vereadora Amélia Naomi (PT).

“Esta crise se arrasta há muito tempo, com sacrifício dos trabalhadores e deterioração financeira e produtiva da empresa. A Avibras é uma empresa estratégica de defesa, que produz e desenvolve produtos de base tecnológica e é importante fornecedora das forças armadas brasileiras. A crise na empresa representa uma crise para a Defesa Nacional, podendo gerar escassez de material para as forças armadas”, diz um trecho da moção.

Os trabalhadores da Avibras estão em greve desde 9 de setembro de 2022. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região defende a estatização da Avibras e, como plano emergencial, que o governo federal realize investimentos para que as atividades da fábrica sejam retomadas e todos os direitos dos trabalhadores sejam regularizados.

“É importante nossa luta receber o apoio dos vereadores, por meio da moção. Agora é preciso ir além e pressionar o governo federal para que invista na Avibras, além de participarem das mobilizações junto aos trabalhadores”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.