Barragem dos Mottas: Prefeituras e Defesa Civil criam plano de manutenção

Barragem dos Mottas: Prefeituras e Defesa Civil criam plano de manutenção
(Divulgação/PMA) Barragem dos Mottas: Prefeituras e Defesa Civil criam plano de manutenção

A Defesa Civil do Estado de São Paulo se reuniu nesta quinta-feira (07) com diversas autoridades com a finalidade de apresentar medidas de manutenção da Barragem dos Mottas, que fica entre as cidades de Guaratinguetá e Aparecida.

Marcaram presença na reunião Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva (Republicanos) e Jefferson Monteiro, secretário de Defesa do Cidadão de Aparecida.

Na reunião, os engenheiros do DAEE apresentaram detalhadamente as condições da barragem, vistoriada no último dia 22. De acordo com o relatório das equipes, a barragem apresenta condições normais de funcionamento e não corre risco de rompimento, operando com aproximadamente 70% do volume de água de sua capacidade total, apresentando a vazão por meio das comportas, de acordo com o procedimento padrão definido no Plano de Segurança de Barragem, elaborado em 2022.

Algumas manutenções pontuais foram apontadas no relatório e debatidas na reunião. O orçamento para a operação será realizado com caráter emergencial, visto que não são peças que comprometem o funcionamento da barragem, que opera com segurança.

Trata-se do conserto da válvula de uma das comportas, que se encontra aberta, garantindo a segurança da barragem e permitindo o escoamento natural da água sem risco à população.

Um grupo está sendo criado com a participação da Defesa Civil, do DAEE e das prefeituras de Aparecida e Guaratinguetá com a finalidade de elaborar um plano de ação em conjunto para monitoramento e manutenção da barragem. As Defesas Civis dos dois municípios também atuarão em parceria no monitoramento constante do volume de água da represa e da vazão da barragem, principalmente nos períodos de chuva.