Baladas, shows em pé e eventos esportivos estão com 100% do público liberado em SP

shows sp
(Foto: Istock Photo)

A partir desta segunda-feira, 1º de novembro, estádios de futebol, shows com público em pé e baladas podem receber 100% da capacidade do público. Depois de quase 600 dias de restrições imposta pela pandemia de Covid-19, o Governo do Estado de SP volta a liberar os eventos.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo o Governo de SP, os shows, espetáculos, atividades de entretenimento e demais modalidades esportivas poderão receber 100% do público a partir deste mês, respeitando normas sanitárias. Com isso, todos os estabelecimentos podem funcionar sem restrições de público e horário, como era antes da pandemia.

Para entrada e participação nestes eventos, os estabelecimentos e organizadores deverão exigir um comprovante com esquema vacinal completo, ou seja, duas doses da vacina Coronavac, Astrazeneca e Pfizer ou dose única da Janssen. Também precisarão disponibilizar álcool em gel 70% em locais de fácil acesso ao público.

Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, deverá apresentar um comprovante com a primeira dose e um teste negativo para Covid-19 do tipo PCR realizado em até 48 horas antes do ingresso no evento, ou um teste negativo de antígeno realizado nas últimas 24 horas. Também será preciso utilizar máscara de proteção facial durante a permanência no espaço e há a recomendação de distanciamento entre as pessoas.

Desde o dia 15 de outubro as restrições já estavam sendo flexibilizadas, com a ocupação de até 30% nesses eventos. Entre os dias 16 e 31, a capacidade do público aumentou para até 50%.

Pandemia

Neste domingo (31), o Estado registrou 3.245 pessoas internadas com Covid-19, somando 1.591 em UTI e 1.654 em enfermaria. O balanço representa queda superior a 90% nas hospitalizações quando comparado aos números recordes do pico da segunda onda da pandemia.

De acordo com o Vacinômetro, 71.944.627 doses da vacina contra o coronavírus foram aplicadas em todo o Estado até esta segunda-feira (1º). Além disso, 100% da população adulta de SP já recebeu pelo menos uma dose do imunizante.

O que diz a Secretaria de Saúde de SP

A Secretaria de Estado da Saúde informou que os índices da pandemia em SP seguem em queda, fruto das quase 72 milhões de doses de vacinas contra Covid-19  aplicadas. 100% da população adulta já tomou pelo menos uma dose e 87,6% tem imunização completa. 

Com base nesses avanços,  está autorizada a partir desta segunda-feira (1º), 100% de ocupação em shows, espetáculos, atividades de entretenimento e modalidades esportivas. O uso de máscaras segue obrigatório e estão mantidas as recomendações de higiene, como uso de álcool, por exemplo. 

Para entrada e participação nestes eventos, os estabelecimentos e organizadores deverão exigir um comprovante com esquema vacinal completo, ou seja, duas doses da vacina Coronavac, Astrazeneca e Pfizer ou dose única da Janssen. Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal deverá apresentar um comprovante com a primeira dose e um teste negativo para Covid-19.

O Comitê Científico de São Paulo informou que continua monitorando a pandemia no estado e a Secretaria ressalta que todas as medidas tomadas levam em consideração critérios técnicos-científicos para a proteção da população. Ressaltou também que a continuidade da imunização, como a segunda dose da vacina são fundamentais para que as medidas de flexibilização ocorram de maneira segura.

Saiba mais

Pandemia em queda reduz ocupação em leitos de UTI nos hospitais privados