Audiência sobre usina termelétrica termina em confusão em São José dos Campos

Audiência sobre usina termelétrica termina em confusão em São José dos Campos
(Foto: Reprodução)          confusão

Terminou em nova confusão na noite desta quinta-feira (4), em São José dos Campos, a audiência pública voltada para debater a instalação de uma usina termelétrica na cidade de Caçapava. O encontro, ocorrido no auditório de um hotel localizado na região central de São José, acabou com protestos de ambientalistas e pessoas contrárias à usina, e foi encerrado por determinação de representantes do Ibama antes da fase de debates.

Na última terça-feira (2), outra audiência na cidade de Caçapava também foi cancelada, por determinação de representantes do IBAMA, devido aos protestos de pessoas contrárias à instalação da usina no município.

O encontro tinha como objetivo a apresentação da proposta de instalação da Usina de Transição Energética São Paulo (UTE-SP).

O Instituto Arayara, que convocou a manifestação contra a instalação da térmica, defende que o empreendimento pode causar impactos climáticos e ambientais severos na região. Desde que seu plano de instalação foi anunciado em 2022, o projeto chegou a ter o processo de licenciamento suspenso no começo deste ano.

“Se construída, a UTE-SP aumentará significativamente o custo para todos os consumidores de energia. Teremos o aumento das emissões de gases de efeito estufa, bem como das emissões do Estado de SP e do Brasil”, disse o diretor técnico da instituição, Juliano Araújo.

A empresa Natural Energia, responsável pela proposta de instalação da usina termelétrica, emitiu nota lamentando o encerramento dos debates.

“A audiência pública da termelétrica de Caçapava foi aberta, instalada e suspensa pelo IBAMA após a apresentação da Natural Energia e antes da fase de debates. O ambiente conturbado com atitudes antidemocráticas impediu a realização da fase de perguntas e respostas. Terminada a fase de apresentação, o IBAMA indagou aos participantes se tinham interesse na fase de debates, ao que ouviu um sonoro não.

A Natural Energia está pronta para prestar esclarecimentos a respeito do projeto e tirar todas as dúvidas. Todas as perguntas que foram apresentadas por escrito nas duas audiências serão respondidas no âmbito do processo de licenciamento.”

Ibama – confusão

A reportagem da CBN Vale entrou em contato com o Ibama que informou por nota, que novas datas para audiências ainda estão sob análise:

“O Ibama informa que audiências para o empreendimento Termoelétrica UTE São Paulo, que seriam realizadas por determinação judicial, previstas para os dias 2 e 4 de julho, não puderam ser realizadas devido à reação contrária dos presentes. A primeira não pode ser iniciada (por risco de segurança aos presentes) e a segunda foi suspensa após 30 min de seu início (devido ao excesso de barulho e por não ser possível atingir os objetivos de apresentação e debate do projeto). No momento, a realização e a remarcação das audiências estão sob análise da direção.”