Atenção! Motoristas têm até o dia 31 para fazer exame toxicológico

Caminhão vermelho em rodovia. Atenção! Motoristas têm até o dia 31 para fazer exame toxicológico
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)                exame toxicológico

Motoristas brasileiros das categorias C, D e E estão correndo contra o tempo. O prazo final para a realização do exame toxicológico obrigatório termina no próximo dia 31 de março. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) reforça o alerta: aqueles com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencendo entre janeiro e junho deste ano devem realizar o teste sem falta. O descumprimento é considerado infração gravíssima, acarretando multa de R$ 1.467,35 e a perda de sete pontos na CNH.

O exame, que busca detectar o uso de substâncias psicoativas com uma janela de detecção de no mínimo 90 dias, ainda não foi realizado por cerca de 2,4 milhões de motoristas em todo o país, segundo dados da Senatran de 20 de março. A falha em cumprir com essa obrigação pode ser identificada automaticamente pelos sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal, resultando em penalidades a partir de 1º de maio.

Para evitar surpresas desagradáveis, os condutores podem verificar a situação do exame toxicológico através do aplicativo da carteira digital de trânsito (CDT), acessando a área do condutor e clicando no botão “Exame Toxicológico”. Em caso de exame vencido, é necessário procurar um laboratório credenciado para realizar a coleta e o teste.

A Senatran também lembra aos motoristas com CNHs que vencem entre julho e dezembro que o prazo para a realização do exame toxicológico é até 30 de abril. A medida visa garantir a segurança nas estradas e a integridade dos condutores, promovendo um trânsito mais seguro para todos.

Saiba mais

Acidente com caminhão na Via Dutra, em Taubaté causa lentidão