“As crianças estão todas com máscaras”, conta secretária de Educação de Jacareí sobre volta às aulas

(Foto: Prefeitura de Jacareí)

As escolas retomaram as aulas presenciais e decidiram adotar uma série de medidas para garantir a segurança de todos os alunos. Em Jacareí, o retorno leva em consideração o avanço da vacinação dos profissionais da educação e o fato de que, na pesquisa realizada junto a pais ou responsáveis para organização deste retorno, 70,5% afirmaram preferir o retorno das atividades presenciais.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Todos os protocolos de segurança para o combate ao coronavírus serão mantidos. De acordo com Maria Thereza Cyrino, secretária de Educação, somando-se a essas medidas, a maioria dos profissionais está vacinado, o que garante maior segurança para a retomada ao presencial no município. (ouça a reportagem ao final do texto)

Para as EMEIs, EMEFs e EMEIFs, serão quatro dias presenciais e, em um dia da semana, haverá aula online, com a participação de todos os alunos no ensino remoto. Para as Creches, os alunos alternarão entre os Blocos A e B e frequentarão os cinco dias da semana. A EJA (Educação de Jovens e Adultos) terá aulas presenciais nos cinco dias e remoto também, sem a necessidade de revezamento.

Apesar da volta presencial, os pais ou responsáveis que optarem pelo não retorno, poderão manter seus filhos no ensino remoto. Maria Thereza Cyrino destaca que as crianças estão entendendo e respeitando todos os protocolos, seja nos refeitórios, como também nas salas de aula. 

A secretária de educação salienta que período distante da escola trouxe prejuízos aos alunos, tanto pela parte de socialização com outros colegas, quanto pelas atividades realizadas dentro de casa, sem o contato direto com o professor para tirar uma determinada dúvida. 

Em Jacareí, o uso da máscara será obrigatório para crianças acima de 3 anos. Os estudantes terão a temperatura aferida todos os dias, na entrada, e terão que seguir o distanciamento mínimo de 1m na sala de aula, e 1,5m no refeitório. As janelas permanecerão sempre abertas, e os objetos e materiais escolares não poderão ser compartilhados.

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo:

 

(Foto: Prefeitura de Jacareí)