Aparecida recebe 17ª Romaria do Terço dos Homens, nesta sexta-feira (14)

Aparecida recebe 17ª Romaria do Terço dos Homens, nesta sexta-feira (14)
Foto: Thiago Leon

A 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens começa nesta sexta-feira (14) no Santuário Nacional de Aparecida, reunindo grupos de diversas regiões do Brasil. O evento segue até domingo (16) e inclui missas, vigília, procissão, oração do terço e momentos de reflexão.

A expectativa é que um número recorde de participantes esteja presente, superando os 80 mil fiéis que compareceram em 2024. A programação tem como tema central “Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança”, em referência ao ano jubilar da Igreja Católica.

Aparecida recebe 17ª Romaria do Terço dos Homens, nesta sexta-feira (14)
Foto: Thiago Leon_Santuário Nacional de Aparecida

Programação

A acolhida dos grupos acontece no Altar Central a partir das 18h30 desta sexta-feira, seguida pela Missa de abertura às 19h30. Às 20h45, os participantes saem em Procissão Luminosa, encerrando a noite com vigília na Capela do Santíssimo, das 23h às 5h45.

No sábado (15), a Missa Solene acontece às 7h30 na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider. À tarde, a programação segue com acolhida dos grupos, Terço Solene e Consagração, culminando com o show “Canções de Amor e Fé”, às 20h30, no mesmo local.

No domingo (16), a agenda começa às 6h45 com a “Escola de Maria”, seguida da Missa de Envio às 8h, que marca o encerramento oficial da romaria. Das 9h às 12h, o programa “Terra da Padroeira”, da TV Aparecida, será transmitido ao vivo do auditório da emissora, aberto ao público. O evento se encerra com a Missa de Encerramento às 18h.

Ação solidária

Os participantes da romaria também são convidados a colaborar com doações de alimentos, fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal. As entregas podem ser feitas na Secretaria de Pastoral e em outros pontos de arrecadação dentro do Santuário Nacional.

História da Romaria – Terço dos Homens

A Romaria do Terço dos Homens teve início em 2009, por iniciativa de um grupo de fiéis de Campestre (MG). Na primeira edição, 632 homens participaram do evento. Desde então, a romaria cresce a cada ano, tornando-se um dos maiores encontros de fiéis no Santuário Nacional.