Aeroporto de São José reforça segurança aérea no G20 no Rio

Aeroporto de São José reforça segurança aérea no G20 no Rio
Foto: FAB – G20

A Força Aérea Brasileira (FAB) ativou o plano de controle e defesa do espaço aéreo nacional para a Cúpula de Líderes do G20, que teve início nesta quinta-feira (14) no Rio de Janeiro. Durante o evento, o Aeroporto de São José dos Campos, que normalmente opera das 5h30 às 23h30, passará a funcionar 24 horas a pedido do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA). Conforme apurado pela CBN Vale, a medida visa garantir um ponto de apoio estratégico para a aviação executiva, delegações de chefes de Estado e operações militares, incluindo eventuais decolagens de caças da FAB.

A inclusão do aeroporto de São José dos Campos no plano de apoio ocorre devido à sua posição estratégica entre Rio de Janeiro e São Paulo, principais eixos de aviação comercial e militar do país. A estrutura ampliada permitirá que o aeroporto funcione como alternativa para controle de tráfego e operações de defesa, caso necessário, reforçando a segurança do evento e permitindo suporte rápido às necessidades de transporte e segurança.

Aeroporto de São José reforça segurança aérea no G20 no Rio
Foto: Reprodução/PMSJC/Cláudio Vieira

G20 Social: debates e soluções para questões globais

Além da reunião principal dos líderes das 19 maiores economias do mundo, mais União Europeia e União Africana, o G20 também promove o G20 Social, evento que foca em questões de interesse global. Este ano, os debates incluem temas como combate à fome e à pobreza, economia criativa nas comunidades, e o uso da inteligência artificial para a proteção dos direitos humanos, ressaltando a importância de soluções inclusivas para os desafios globais.

A operação do Aeroporto de São José dos Campos permanecerá em regime 24 horas até o fim do evento, no dia 16 de novembro, em coordenação com o Centro Nacional de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), e garantirá que o controle aéreo tenha suporte completo para qualquer demanda do G20.